/Formação

22/nov/09 por Bob Ferraz

10 dicas para um Fotógrafo Publicitário – Por Max Levay

FacebookTwitterPinterestEmail

Poderia começar aqui falando o que muitos fotógrafos dizem: veja referências, banco de imagens, foque em um cara que você admira muito e enxergue a unidade que o trabalho dele transmite.

Na verdade, eu fiz um pouco de tudo isso, só que com um olhar de publicitário e não de um fotógrafo. Admirava os textos, os títulos, a direção de arte, a peça como um tudo. Em mais de 10 anos de mercado como redator publicitário pude ver referências, sugerir imagens para campanhas, acompanhar fotos, produzir fotos, aprovar fotos e também reprovar. Idéias visuais me vinham, mas como redator ainda. Metia a cara mesmo em anuários, Archives, One Show, Communications Arts, etc.

Quer referência melhor para ver fotos? Estava tudo ali. Que bom! Acho que meu inconsciente captou um pouco disso. Então, essa é a minha primeira dica: veja revistas, livros, anuários de propaganda e observe as fotos. Não só elas, mas o que elas representam em todo o anúncio.

A segunda dica vem em seguida: entenda bem o que o diretor de arte da peça quer passar com essa foto. Seja detalhista, pegue todas as informações que puder. Depois de tudo isso, ligue novamente. Peque pelo excesso, não pela falta de informação.

Terceira dica: invista em produção. Não é fácil. Barreiras vão existir sempre como verbas curtas, prazos, idéias surreais. Não é difícil quererem uma foto de um sertanejo com rosto escaldado ao lado de um boneco de neve. Detalhe: no sertão nordestino.

Quarta dica: seja exigente com seu assistente e sua produção. Troque os figurinos, mude a maquiagem, reprove objetos de cena, cenários, dentre outras coisas. Modelos também não estão de fora. Escolha os melhores, os mais compatíveis para a sua produção.

Quinta dica: perca tempo montando sua luz. Ela é alma da foto.

Sexta dica: tenha paciência quando os problemas surgirem. Dê uma pausa e pense sobre ele.

Sétima dica: seja cordial com sua equipe, com o pessoal da agência, clientes, modelos… Enfim, com todos os envolvidos.

Oitava dica: valorize seu trabalho.

Nona dica: tenha confiança. O que você talvez não conseguiu realizar num dia, irá conseguir no outro (para isso, tente conseguir mais prazo).

Décima e última dica: essa é a técnica, a material e essencial para desempenhar tal tarefa: faça um bom curso básico, entenda a arte e invista em equipamentos. Um quartinho de nove metros quadrados já pode ser seu estúdio. Uma Canon EOS 40D, com uma lente básica, já atende a maioria das ampliações. Para os equipamentos, procure nacionais mesmos. Comece com um de segunda mão. Dois flash´s, dois tripés e um fundo infinito. No mais, procure desafios. Clicar é um grande exercício para a mente. Faz de você mais experiente. E pronto para outros novos.

Max Levay é fotógrafo e sócio do estúdio Levay Photos.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

Comments are closed.

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress