/Formação

26/nov/09 por Bob Ferraz

Conselhos para quem está começando na criação – Por Diego Rocha

FacebookTwitterPinterestEmail

Trabalhar na criação de uma agência muitas vezes pode parecer ser ingrato. Mas, na verdade, ingratos são os profissionais que não dão o devido valor a um trabalho tão importante, divertido e mágico. A verdade é que quando se começa nessa profissão, mal se sabe que está prestes a entrar numa guerra sem fim. Tudo que é criado em uma agência passa pelo crivo de pessoas que, às vezes, é até difícil de acreditar. Pessoas que vão desde as que realmente conhecem o assunto, até a opinião das que desconhecem completamente. Cada campanha é uma batalha. E uma batalha desigual. Como na batalha das termópilas: os reduzidos guerreiros espartanos contra os números persas. Mas é muito bom sentir, ao final da batalha, a glória de ver algo seu, embora modificado pelas cicatrizes da guerra, ganhando as ruas. Essa sensação é única. Faz bem ao ego. E isso ninguém pode mudar.

Deixando as comparações de lado, existem coisas que acredito serem de grande valia no dia-a-dia de uma agência. Muitas vezes você vai ficar chateado com o seu emprego, por diversos motivos. Um deles é por não conseguir pôr as coisas criativas na rua. Nesse caso, é muito importante não perder a vontade de continuar a ter idéias criativas. Assim você estará mostrando um trabalho que, embora alguns tenham medo de levar adiante, será sempre reconhecido por sua originalidade e ousadia.

Se o seu próprio local de trabalho o inibe de ser criativo, o que não é difícil de acontecer, para fazer o mais banal, mantenha a calma e, principalmente, nunca mude seu perfil. Mude de agência, mas nunca ande para trás. O mais importante disso tudo é pensar na sua pasta. Ela diz o que você é. Esse é outro motivo para nunca deixar de lado a criatividade, pois, a partir dela, outras oportunidades se abrirão, basta ter paciência. Por isso, olhe sua pasta várias vezes ao dia, o máximo que puder. Dessa forma, você vai enjoando e vai vendo que ela pode ser muito melhor.

Não criar inimizades e procurar sempre mostrar que você é um aliado na criação é extremamente importante. Não adianta sair comprando briga com o diretor de criação, com o dono de uma agência ou com qualquer outro profissional mais conceituado. Nessa disputa, só quem perde é você. Além disso, por mais que você não concorde com os pensamentos deles, por terem uma experiência maior, sempre terão algo de bom a passar. Cabe a você perceber e filtrar o que é bom e o que não é.

Dê valor ao seu trabalho. Se por acaso você mudar - e isso acontece sempre -, que seja por sua vontade, por uma proposta melhor. Nunca porque você não conseguiu suprir com as expectativas. A pior coisa do mundo é você sair de um emprego deixando uma má impressão. Se o mundo é pequeno, imagine o mercado. Por isso, é sempre importante deixar as portas abertas. Procure sempre se aproximar dos bons profissionais. Se você mostrar talento e vontade eles vão acrescentar muito ao seu amadurecimento.

Procure também sempre ser o melhor da sua função. Encare isso como uma competição. Se o seu colega de função fizer uma ótima campanha, se sinta na obrigação de ir lá e fazer outra melhor. Claro que isso tudo com honestidade e ética. Não é preciso puxar o tapete de ninguém para mostrar que você é melhor. Afinal de contas, esse seu colega de função será essencial para o seu crescimento, caso essa competição saudável seja explorada.

Tudo isso são apenas algumas opiniões. Podem estar erradas, podem estar corretas, mas é o que penso no momento. Se elas, de alguma maneira, puderem ajudar alguém, terão cumprido o seu papel.

No mais, gostaria de deixar um último recado: mantenha sempre a alegria e o bom humor. Ninguém gosta de ter alguém por perto reclamando do trabalho o tempo todo.

Diego Rocha é redator da AgênciaUM (Recife-PE).

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

6

Comentários

  1. Autor:
    Cleyton Cabral
    Data:
    27/nov/08
    Hora:
    15:51

    Diego. curti muito seu texto. Parabéns!

  2. Autor:
    Daniel R
    Data:
    26/fev/09
    Hora:
    12:29

    Muito bacana, Diego. Passa bem a idéia do que vivemos e de como não acabar endoidecendo ou matando as chances de crescer.

  3. Autor:
    Paulo Motta
    Data:
    27/nov/09
    Hora:
    3:19

    Excelente texto, Diego. Eu estou começando na profissão e pude vislumbrar no teu texto muito do que já vivi e até já senti. Vou seguir os teus conselhos. Valeu!

  4. Autor:
    Saulo Sousa
    Data:
    27/nov/09
    Hora:
    14:16

    Muito bom Diego. É bem essa a realidade da gente. Tomara que os nossos novos colegas de profissão absorvam conselhos tão valorosos.

  5. Autor:
    Loi Pinheiro
    Data:
    18/dez/09
    Hora:
    18:48

    Diego, obrigado. Com sinceridade, obrigado mesmo. Esse texto deu um refresh em mim, esses dias estava até desanimado em querer continuar, são clientes, chefes incompreensíveis, ou até mesmo leigos que falam mal apenas pelo bel prazer de falar mal. Mas é isso mesmo, respirar fundo, e dizer que vai matar no peito mais uma vez e mergulhar fundo nessa coisa gostosa que é criar. Obrigado pelo texto que só fez abrir minha mente.

  6. Autor:
    Lima
    Data:
    05/jan/10
    Hora:
    10:39

    Pra Diego nunca tinha tempo ruim. Bom humor e coração, sem ego e sem preguiça. Foi bom demais trabalhar contigo. Saudade daquela criação, das cachaças no bar, das sinucas (as de bico também) e de dar risada dos jobs absurdos que caíam na nossa mão. Um exímio jogador de Winning Eleven também - conseguiu fazer um gol no meu time, de fora da área, bêbado e dormindo. Muita sorte pra você e pra Diogo.

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress