/Filtro

15/set/10 por carol

Instituição americana faz campanha contra McDonald’s

FacebookTwitterPinterestEmail

Um comercial divulgado nesta semana nos Estados Unidos tem promovido a ira da rede McDonald’s e, por extensão, de outras empresas globais de fast-food, atingidas pelo forte conteúdo da campanha.

Financiado pelo Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável (PCRM, na sigla em inglês), sediado em Washington, o vídeo mostra um homem de meia idade, com excesso de peso, deitado sobre um leito de necrotério. Na mão direita, o recém falecido ainda segura um hamburguer parcialmente mordido.

A cena continua com os famosos arcos dourados do McDonald’s contornando os pés do personagem e uma frase claramente inspirada no famoso slogan da rede “I’m lovin’it” modificada para “I was lovin’it”. O vídeo termina com uma narração que diz, em uma tradução livre: “Colesterol alto, pressão alta, ataques cardíacos. Hoje à noite, adote o vegetarianismo”.

A campanha foi duramente criticada pela Associação Nacional de Restaurantes, que acusou-a de “irresponsável”, dizendo que foi uma “tentativa de assustar o público com uma visão ‘limitada’ da nutrição”. Um porta-voz do McDonald’s respondeu ao vídeo chamando-o de “ultrajante, enganoso e injusto com todos os consumidores do McDonald’s”.

A diretora de educação nutricional do PCRM, Susan Levin, manteve-se irredutível frente à indignação da empresa: “O McDonald’s é uma das maiores cadeias de fast-food do mundo. Seu nome e os seus arcos dourados são instantaneamente reconhecíveis. Estamos abrangendo, assim, todas os restaurantes fast-food quando falamos no McDonald’s”.

O comercial, que será exibido inicialmente na área de Washington, mas potencialmente em outras cidades dos EUA, vem em meio a um debate cada vez mais forte nos EUA sobre alimentação saudável, com enfoque principalmente na obesidade infantil. No Brasil, o debate americano desencadeou um estudo da Anvisa sobre a adoção de regras para restringir a publicidade de alimentos, dando início a um verdadeiro embate com empresas alimentícias e agências de publicidade.

Filtrado de Portal Exame

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2018 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress