/Formação

09/jun/11 por Sergio Mendonça

O sentimento de trabalhar com mídias sociais

FacebookTwitterPinterestEmail
Este texto não é sobre técnicas ou estratégias de comunicação nas mídias sociais. É sobre sentimento. E ele é totalmente baseado no meu achismo e na minha ainda curta experiência nesta área.

Quando eu trabalhei na criação das agências, peguei vários clientes que apareciam na minha mesa em forma de jobs para serem resolvidos. Pensou, fez, apresentou, alterou, aprovou, acabou. Geralmente é assim, com algumas idas e vindas a mais nesse meio de campo. Mas esse cliente só vai aparecer pra mim de novo num próximo job, numa próxima campanha. Enquanto isso eu vou fazendo o trabalho para outros clientes, totalmente diferentes, sem o mínimo de apego ao job que eu acabei de matar, quase que a sangue frio. É estratégia nua e crua, por mais lindo que um brainstorm possa parecer.

Mas agora que eu trabalho dentro de um núcleo digital e coordeno a equipe de geração de conteúdo, eu vejo uma grande diferença. Nosso job nunca acaba. Ele nunca é finalizado. Ele nunca é encerrado. É um trabalho contínuo, diário. Ser responsável pelas redes sociais de uma empresa é se colocar na linha de frente de uma batalha, bater no peito e soltar um grito de guerra. E nessa relação nos envolvemos inevitavelmente.

Eu vejo a equipe de geração de conteúdo da Ampla cuidado dos seus clientes como filhos queridos. Aqueles filhos que às vezes nós xingamos mas que no fundo no fundo nós amamos. Não é um job que queremos matar, é algo que queremos ter cada vez mais vivo e que queremos ver crescer. É aí que está a diferença. A estratégia anda junto com o sentimento.

Todos os dias a equipe acorda e vem trabalhar pensando nos seus clientes e nos clientes dos seus clientes. Em como fazer a marca sorrir através de um tweet ou dar um abraço através do Facebook. Quando não temos o retorno que esperamos de alguma ação ficamos tristes, arrasados de verdade. Como uma mãe que ao menor erro do filho pensa “onde foi que eu errei?” Mas quando algo dá muito certo explodimos de alegria, comemoramos e até nos arrepiamos. É sentimento puro.

Se colocar um sorrisinho no final de um post antes era uma estratégia para aproximar a marca do público, agora é mais do que verdadeiro. Eu vejo de canto de olho eles sorrido de verdade ao responder um comentário carinhoso que o cliente recebe no twitter.

Eu não estou diretamente nesta linha de frente, mas acompanho todos os dias a equipe e o resultado do trabalho de cada um. Acompanho o desenvolvimento de cada um com seus “filhos” e senti uma vontade urgente de escrever esse texto.

Eu só vim para dizer que essas pessoas que trabalham com geração de conteúdo para mídias sociais merecem, todos os dias, um parabéns pelo seu envolvimento. Um reconhecimento pelo seu trabalho. Porque a diferença entre matar um job e viver um cliente é o sentimento, e eu tenho certeza que a equipe de geração de conteúdo do núcleo digital da Ampla sente isso no fundo do coração.

Parabéns a todos que trabalham nessa área, pelo sentimento que vocês tem pelo trabalho que fazem todos os dias.

Anna Terra é Blogueira, Redatora, Planejamento Digital e Dona de Casa.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

14

Comentários

  1. Autor:
    Thiago Eury
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    09/jun/11
    Hora:
    21:45

    Lindo texto. ;)

  2. Autor:
    Amanda
    Cidade:
    Natal
    Estado:
    RN
    Data:
    10/jun/11
    Hora:
    8:16

    Muito bom.

  3. Autor:
    Vanessa Oliver
    Data:
    10/jun/11
    Hora:
    9:09

    Massa. Ela é demais.

  4. Autor:
    Larissa
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    10/jun/11
    Hora:
    9:56

    É bem isso mesmo ;)

  5. Autor:
    Jeoás Farias
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    10/jun/11
    Hora:
    10:17

    Parabéns, Anna, pelo belo texto e pelo seu aniversário!!!
    Seus achismos são muito mais embasados do que muitos analistas por aí.
    Continue experimentando e dividindo aqui com a gente.
    Grande abraço.

  6. Autor:
    Flavinha Marques
    Data:
    10/jun/11
    Hora:
    15:48

    Massa, Anna. Beijo!

  7. Autor:
    Cado Figueiredo
    Cidade:
    caruaru
    Estado:
    PE
    Data:
    13/jun/11
    Hora:
    18:07

    É, mídias sociais estão mudando a publicidade, é um outro mundo, muito diferente do que aprendemos na criação em agências.

  8. Autor:
    Sacha teixeira
    Cidade:
    Joao pessoa
    Estado:
    Paraiba
    Data:
    16/jun/11
    Hora:
    8:35

    Realmente muito bacana sua percepção Anna, é uma prova concreta de quanto e como a publicidade está mudando.

  9. Autor:
    Pedro Neu
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    16/jun/11
    Hora:
    9:38

    Parabéns pelo belíssimo texto Anna, é bonito ver como você apaixonada pela sua profissão, sua equipe e pela mídias sociais.

  10. Autor:
    gilson
    Data:
    21/jun/11
    Hora:
    12:03

    Texto tão emocionante quanto dia-a-dia do ofício!

    Parabéns para @todosenvolvidos :)

  11. Autor:
    Anna Terra
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    22/jun/11
    Hora:
    14:32

    Muito obrigada por todos os comentários :)
    Foi um texto escrito com o coração, e acho que quando a gente trabalha assim, com sentimento, tudo fica melhor.
    Obrigada e sucesso a todos :)

  12. Autor:
    Eduardo Billy
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    03/jul/11
    Hora:
    2:20

    Muito bom o seu post, é por ai mesmo, que venha mais...

  13. Autor:
    Luiz Nepomuceno
    Cidade:
    Natal
    Estado:
    RN
    Data:
    04/jul/11
    Hora:
    13:21

    Os trabalhos descritos no texto do tipo "sentimental" e no estilo "filho" que essa galera vem desenvolvendo nas mídias sociais tem tomado proporções tão grandes e ainda está em uma corrente que cresce a cada dia posso citar como exemplo a campanha publicitária da vivo, com "Eduardo e Mônica", atingiram até pessoas idosas que não são usuarias desta ferramenta. Parabéns pela obrsavação tão sentimenta, mas isso é uma profissional comprometida com seu trabalho. Ama o que faz. Quando eu crescer quero ser igual a você...

  14. Autor:
    Danila Dourado
    Cidade:
    Brasilia
    Estado:
    df
    Data:
    11/ago/11
    Hora:
    7:11

    É o que tento explicar para os outros setores da agência, não existe “fila” de job. Todos os dias o trabalho é o mesmo e, apesar disso, todos os dias é diferente.

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress