/Formação

27/jun/11 por Sergio Mendonça

A importância de integrar o online e o offline

FacebookTwitterPinterestEmail

À primeira vista é bastante óbvia a ideia de atrelar ações no ambiente real às ações no mundo digital e vice-versa, mas não é tão simples como aparenta ser.

Antes de qualquer coisa devemos saber por que, enquanto profissionais de marketing digital, nos preocupar em desenvolver ações offline ao invés de focar apenas nas ações que fazem parte do ambiente digital. Não que seja via de regra todas as ações digitais terem um “pezinho” no offline, mas em certos casos, essas ações aceleram resultados e aumentam as chances da sua campanha obter sucesso. A seguir coloco alguns pontos que vão esclarecer eventuais indagações.

1- Informação, conteúdo e entretenimento. Esses são os pilares básicos de qualquer ação 2.0, sem isso a sua mensagem será mais uma em meio a milhares. Planeje que imagem você deseja passar para o seu target, o entretenimento é uma maneira bastante eficiente de reter atenção das pessoas;

2- Ações de guerrilha, happening, flash mobs são grandes geradores de entretenimento e por isso possuem grande capacidade de se tornar virais;

3- Fazer uma ação mista, mídias tradicionais (tv, rádio, jornal, outdoor, revista) incentivando o uso de canais digitais podem trazer um ótimo retorno de share, aumento nas vendas, melhorar a participação de mercado. O contrário também é bastante pertinente, fazer com que ações digitais ganhem as ruas, ou seja, convocar os clientes que fazem parte das suas comunidades digitais a comparecer e divulgar eventos, ações sazonais, mas lembre-se: “o esforço deve ser sempre menor que o benefício”. Levando isso em consideração as chances de obter sucesso são grandes;

4- Se aproveite do contexto. Seja ele físico ou social o contexto sempre foi um grande aliado em fazer campanhas digitais e offline ganharem notoriedade, e melhor ainda, espontaneamente. Um grande exemplo que costumo citar sempre, tanto em palestras como até mesmo comentários em blogs, é a campanha da marca americana Ecko, que se utilizou do contexto do ataque as torres gêmeas, para lançar a sua campanha “Still Free”;

5- O autor Seth Godin, cita em seu livro Unleashing the Idea vírus alguns preceitos básicos para aumentar a capacidade de viralização de uma mensagem:

  • As pessoas precisam compreender a mensagem;
  • Precisam sentir vontade de espalhá-la;
  • Devem acreditar que espalhar a idéia vai aumentar seu poder (reputação, receita, amizades);
  • O esforço necessário para enviar a mensagem deve ser menor que os seus benefícios.

Levando em consideração os pontos enumerados acima, será mais fácil fazer com que suas ações offline obtenham sucesso estrondoso na internet.

Eyder Borges é Publicitário multitask, consultor e planner digital e analista de mídias sociais. Contato: eyderborges@gmail.com.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

4

Comentários

  1. Autor:
    Igor
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    27/jun/11
    Hora:
    11:18

    Muito bom!
    Online + Offline = Sucesso!

  2. Autor:
    Anne
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    pe
    Data:
    27/jun/11
    Hora:
    12:14

    Excelente concordo com tudo

  3. Autor:
    Jorginho Lima
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    28/jun/11
    Hora:
    18:57

    Eyder como sempre mandando muito bem nos comentários e posicionamentos ! Parabéns !

  4. Autor:
    Bia Barros
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    06/jul/11
    Hora:
    13:06

    Eyder mandou bem! Sucesso amigo...Bjoss

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress