/Úteis

18/jul/11 por Agnes Pires

Entrevista de emprego: como você se vê daqui a 5 anos?

FacebookTwitterPinterestEmail

Calendario

Não é tarefa fácil responder essa questão recorrente nas entrevistas de emprego

Em um processo de seleção, o que você imagina que o entrevistador quer saber quando ele pergunta: “Como você se vê daqui a 5 anos?” Parece simples de responder, mas só parece. Saiba que eles esperam obter descobrir várias informações somente com esse questionamento.

Segundo especialista, a partir dessa questão, o recrutador consegue identificar seu perfil técnico e pessoal. Então, até vale ser objetivo. Mas é preciso muito critério par Por mais que você responda, por exemplo, de forma breve que pretende chegar ao cargo de diretor ou CEO daquela empresa, talvez não seja a melhor alternativa. Isso porque o recrutador quer identificar o seu perfil técnico e pessoal.

A Exame.com consultou especialistas em recrutamento e entrevistas para ajudar a responder essa pergunta da melhor maneira.

Quais são os meus objetivos?

Antes da entrevista, faça questionamentos como: Qual o seu nível de ambição? Que caminho você gostaria de percorrer durante esse período? Você quer se tornar especialista em alguma área ou você quer se tornar um gestor e virar CEO da empresa?

“Essa é uma pergunta aberta, e não para sim ou não”, resume Daniela Ribeiro, gerente da divisão de engenharia da Robert Half.

Lucas Toledo, headhunter da Michael Page, diz que a pergunta em si também é preparatória para a etapa seguinte.

O entrevistador vai querer saber quais são suas competências técnicas desenvolvidas e quais você ainda tem de desenvolver para chegar ao posto que deseja. Faça uma reflexão. O auto conhecimento é a chave da resposta.

Pesquise sobre os cargos e qual a linha de progressão da sua carreira. Lucas recomenda: “sempre procure pensar nos seus dois próximos passos. Se você é analista júnior, você quer chegar ao cargo de analista sênior e depois ao de coordenador”.

Ele ainda acrescenta que, especialmente quando há uma mudança de emprego muito drástica, o candidato tem que ter uma visão de carreira clara.

Qual o perfil da empresa?

É essencial que o candidato entenda para qual companhia está se apresentando.

Por isso, analise o perfil da empresa. Ela tem características de uma empresa mais familiar? Ou é uma companhia que está no auge do crescimento, com cargos de rápida ascensão?

A ambição do candidato tem de estar alinhada com a da companhia.

O que não fazer?

O candidato deve evitar se projetar para uma vaga que não existe. Daniela diz que o profissional pode não ser o melhor candidato para aquela oportunidade, mas ele tem de ter consciência dos seus pontos fortes e fracos.

Seja honesto. Quais habilidades você espera desenvolver durante esse período de 5 anos? “Isso nos facilita de posicionar o candidato no lugar certo”, explica.

Não é recomendável que você transpareça que não sabe o que quer. Responda de forma consistente. Por ser uma pergunta que é normalmente feita mais para o final da entrevista, o entrevistador quer saber se o profissional está se candidatando ao cargo correto ou não.

Fonte: Exame

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress