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10/out/11 por Vanessa Maciel

Como fazer marketing imobiliário na era digital? – Por Mastroianne Sá

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Nos dias de hoje, quando o consumidor decide comprar um imóvel, começa a busca pela internet. Cada vez mais usamos a web para buscar imóveis, comparar preços e melhores opções de compra. Por que? Porque procuramos conveniência e rapidez, sem precisar sair de casa.

Com o setor imobiliário em alta - há muita oferta para ser divulgada -  as construtoras e imobiliárias estão investindo em estratégias digitais para atender melhor seus clientes. Para entender melhor esse mercado em ebulição, Vanessa Maciel entrevistou Mastroianne Sá*, jornalista, consultor de marketing e ex-gerente de marketing da Alliance Empreendimentos Imobiliários.

Qual a importância da internet na venda de imóveis?
Nos últimos anos, especialmente com a evolução tecnológica no país e o aumento do poder aquisitivo do público da classe C, temos um boom no consumo da Internet. O que por um lado, estimulou uma mudança drástica na forma de comunicar e se relacionar do público. O potencial de consumo e o uso de novas plataformas criou um caminho pouco percebido pelo anunciante. Vender imóveis sem preocupar-se com extensão territorial gera negócios e passou a ser convidativo. Uma vitrine sem fronteiras, mais um canal de relacionamento com o consumidor.

Como o marketing digital pode trabalhar a pós-venda?
Mais do que uma importante ferramenta de geração de negócios, o uso do marketing digital destaca-se por criar vínculo com o consumidor, tornando-o co-participante do processo. Quando bem executado, ele é capaz de estreitar a relação com os consumidores e servir como painel para o posicionamento estratégico das empresas. Ou seja, pode avaliar suas fraquezas e seus pontos fortes, criar relacionamento e gerar novas oportunidades de negócios.

Quais os desafios para se fazer marketing imobiliário online?
Apesar do cenário promissor, os desafios são gerar demanda especialmente entre um público com poder aquisitivo, mas sem conhecimento ou hábito de uso das plataformas digitais e proporcionar segurança desde a prospecção até o pós-venda.

De acordo com o Target Group Index, estudo do IBOPE Mídia que mede hábitos de mídia e consumo, 11% dos habitantes das maiores regiões metropolitanas do país planejam adquirir um imóvel no curto prazo. A classe C representa quase a metade desse grupo. As classes C e D estão tendo uma boa presença digital. Você acredita que as imobiliárias e construtoras estão preparadas para as necessidades desse público no ambiente virtual?
As empresas que atuam no mercado imobiliário precisam perceber a evolução do uso das plataformas e a relação dos potenciais consumidores com estas mídias. Infelizmente, existem muitas empresas que acreditam que criar um site resolve o problema de inserção da sua marca no universo digital. Muitas empresas já passaram a investir e a visualizar novas possibilidades de geração de negócios com adequação da linguagem, dos recursos de navegação, adequação as plataformas etc, com o objetivo de estimular a aproximação com este TARGET. Na Paraíba, os empresários ainda não acreditam na força de comunicação digital, nem na capacidade de mensuração destas plataformas. Por isso, não investem. Para fomentar a compreensão deste contexto será necessário também uma reeducação dos anunciantes baseados em cases. Para assim, quando os resultados começarem a surgir nos bolsos, as mentes se abram.

Construir um relacionamento digital é complicado? O cliente vai sentir falta da presença física?
Acredito que as plataformas não poderão jamais substituir o aperto de mão, o calor do abraço ou o olho no olho. A relação intermediada pelo computador ou pelas plataformas digitais destaca-se como formas de aproximar, estreitar e manter relacionamentos sem dúvida. No entanto, assim como as relações pessoais, estas precisam ter uma manutenção, gerar transparência, quebrar a gélida sensação da distância e servir como estímulo para torna-se sempre presente.

Qual a importância das mídias sociais nesse contexto?
As mídias sociais provam que vivemos um novo cenário. Criar vínculo, publicizar paixões, fomentar novos relacionamentos. Estas plataformas superam hoje o poder de relevância das ferramentas digitais e destacam-se como canais imprescindíveis para gerar interesse e proximidade com o consumidor. Pesquisas apontam que os sites que possuem redes sociais são mais acessados, pois as pessoas buscam como princípio da existência humana, ser parte de um grupo, viver em sociedade, criar vínculo. Acredito que no futuro bem próximo, estas mídias serão importantes canais de geração de novos negócios no mercado imobiliário.

Quais dicas você daria para as empresas do ramo que pretendem investir em marketing digital?
A geração de novos negócios no mercado imobiliário passam pela visão de comercializar em um mundo sem fronteiras: a internet.
Marketing digital é mais do que usar plataformas digitais é descobrir que interatividade, participação e exposição exigem técnica, estratégia e capacidade de transformar dados em moeda. Criar vínculo é convidar o consumidor a fazer parte da construção da empresa, é sonhar juntos, é partilhar projetos, é colocar-se lado a lado.

* Mastroianne Sá é um profissional com experiência em veículos, empresas de comunicação, agências de propaganda e anunciantes do mercado imobiliário, além de proprietário da Pandora Marketing e Eventos.

Para entender mais sobre o assunto leia a matéria "Venda de imóveis não vive mais sem internet, aplicativos e redes sociais"

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4

Comentários

  1. Autor:
    Eric Mariz
    Cidade:
    João Pessoa
    Estado:
    PB
    Data:
    10/out/11
    Hora:
    15:59

    Mastroianne Sá, grande profissional, competente professor e um ótimo amigo.
    Não me admira estar pelo @gogojob obrigado por todo o auxílio no meu crescimento profissional e educativo!
    Estamos aqui para tudo.
    Parabéns pela entrevista

  2. Autor:
    Vinicius Geraldes
    Cidade:
    São Paulo
    Estado:
    SP
    Data:
    11/out/11
    Hora:
    15:33

    Excelente matéria sobre a importância da Internet para o mercado imobiliário. É incrível o poder que a rede tem de transpor barreiras geográficas e de gerar contatos de compradores de todo o país e até de estrangeiros também. Cada vez mais devemos estar preparados para este novo mundo, que, mesmo sem substituir o aperto de mão, veio para ficar e para deixar as pessoas mais informadas antes de fecharem uma compra.

  3. Autor:
    Laylson Ismar
    Cidade:
    João Pessoa
    Estado:
    PB
    Data:
    12/out/11
    Hora:
    1:28

    Excelente matéria, mostra o quanto Mastroianne é realista e antenado com o mercado, as novas tendências e plataformas. Desejo-te Mastroianne todo o sucesso que mereces, pois você não mede esforços em fazer o melhor e formar bons profissionais. E ao Gogojob só temos que agradecer em nos proporcionar bom conteúdo, pensando no enriquecimento do mercado publicitário.

  4. Autor:
    Mastroianne Sá
    Cidade:
    João Pessoa
    Estado:
    PB
    Data:
    12/out/11
    Hora:
    18:06

    Na verdade, sinto-me honrado em poder ser entrevistado pela criativa Vanessa Maciel e por contribuir ao tratar sobre um tema tão atual. Parabéns ao Roberto Eugênio Ferraz e aos que fazem parte desta empresa, deste brilhante projeto com uma marca cada vez mais forte como o GOGOJOB.

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