/Filtro

25/nov/11 por Agnes Pires

Entrevista com Thiago Ribeiro, fundador da Trespontos

FacebookTwitterPinterestEmail

Thiago Ribeiro é empreendedor nato e exemplo para quem visa um futuro diferenciado na área de Comunicação. Pessoa cativante, tem o poder de agregar pessoas e transmitir seu conhecimento de maneira simples e agradável. Agnes Pires entrevistou este profissional, fundador da Trespontos, empresa parceira do GogoJob e especializada em ministrar cursos nas áreas de Marketing e Comunicação Digital, além de Publicidade e Empreendedorismo.

GogoJob - Qual a sua formação e sua história profissional?

Thiago Ribeiro - Sou publicitário, especialista em Relações Públicas e trabalhei com consultor na área de comunicação organizacional por alguns anos, até que em 2004 me vi encantado pela sala de aula e me tornei professor universitário, lecionando em cursos de graduação em comunicação social. Entre 2005 e 2010, atuei como coordenador de comunicação e projetos de um órgão da Prefeitura Municipal de Salvador, onde ajudei a criar a Ouvidoria Geral do Município. Entre projetos de educação comunitária, vida acadêmica, experiência com o setor público e produções em eventos, acabei construindo aos poucos uma visão muito particular sobre a socialização do conhecimento, desenvolvimento pessoal... E foi aí que surgiu a ideia da Trespontos.

GogoJob - Fala mais sobre essa ideia.

Thiago Ribeiro - Há um tempo venho consolidando uma visão de que os cursos de graduação, em sua maioria absoluta, não preparam os estudantes para que sejam profissionais capazes de lidar com a complexidade do mercado de trabalho. Por não terem a velocidade, a flexibilidade e, em alguns casos, recursos necessários para promover a aproximação entre estudantes e mercado, as instituições formam profissionais muitas vezes alheios ao que está acontecendo do lado de fora da faculdade e, principalmente, desatentos do que está ocorrendo do lado de dentro das organizações. Aliado a isso, há problemas crônicos da educação do jovem brasileiro, há deficiências na formação dos gestores e há, claro, deficiência na formação dos empreendedores, até por consequência de tudo isso. É um ciclo vicioso que nós queremos ajudar a minimizar. Como? Levantando os temas mais quentes do mercado, com profissionais atentos e dispostos a compartilhar, e fazer as pessoas se encontrarem para discutir práticas. A Trespontos surge, então, como um espaço para articularmos pessoas, produzirmos conteúdo, compartilharmos esse conteúdo, sempre por meio de interações. Mais do que conteúdo, promovemos a troca de oportunidades e contatos.

GogoJob - Poderia explicar um pouco o que é socializar conhecimento, já que é um dos preceitos da sua empresa?

Thiago Ribeiro - A ideia de socializar está por trás da visão de que o aprendizado se dá por meio do compartilhamento. Então, estamos falando de produzir conhecimento coletivamente, nas discussões e práticas durante os cursos presenciais, nas trocas e nos diálogos que ajudamos a promover nas mídias sociais, em nossos grupos e, principalmente, algo que vai se construindo espontaneamente, com o tempo, que são os vínculos que se criam entre os participantes dos cursos.

GogoJob - Qual o diferencial que você aponta entre as pessoas que investem em qualificação profissional?

Thiago Ribeiro - Falando bem francamente, você conhece de longe um profissional que está sempre em busca de adquirir conhecimento, desenvolver novas competências técnicas e habilidades sociais, de produzir o novo... Esses profissionais avançam rapidamente na carreira, porque interagem mais, porque arriscam mais e porque têm ânsia pelo aprendizado. Isso falta à maior parte dos profissionais. Temos rodado o brasil com os cursos e tem sido muito comum encontrar em nossos cursos esse perfil: quem está disposto a investir parte dos seus ganhos e do seu tempo  para aprender e compartilhar experiências é alguém que realmente sabe o que quer. Os empregadores sabem disso. São essas pessoas que farão a diferença.

GogoJob - Inicialmente,  os cursos da Trespontos tinham foco no Nordeste e hoje já possuem um alcance maior em outras regiões. Como você percebe esse novo mercado e o que difere um do outro?

Thiago Ribeiro - Verdade. Começamos em 2010 com algumas oficinas em Salvador e rapidamente atingimos outros estados do Nordeste. A partir de 2011, alcançamos (presencialmente) a região sudeste e distrito federal e encontramos mais semelhanças do que diferenças. São Paulo, por exemplo, é um caso a parte porque é um mercado maior, mais maduro, tem mais volume, mais escala e mais demanda. É uma outra dimensão, mas, fora isso, as interações são as mesmas, as dúvidas são muito parecidas, as dificuldades de quem empreende, de quem contrata, de quem executa, são muito comuns. Já através dos nossos programas online (cursos e webinar) já chegamos a todo o brasil, porque temos clientes assíduos que acompanham nossos eventos de Belém do Pará a Santa Catarina, o que é uma experiência fantástica!

GogoJob - A comunicação digital é de total relevância para as empresas hoje em dia. O que podemos esperar desse mercado e qual a melhor maneira de um profissional da área se preparar?

Thiago Ribeiro - Hoje, temos total certeza de que a Trespontos jamais alcançaria a dimensão atual se não tivesse se surgido quase ao mesmo tempo em que o twitter se espalhava pelo Brasil. Parece uma comparação simplista, mas não é. Sem essa ferramenta, não poderíamos chegar até as pessoas, ganhar a visibilidade que ganhamos e garantir as interações que vivenciamos desde o primeiro seguidor. Agora, o mercado sabe, as empresas sabem, os gestores conhecem a importância das mídias sociais e da comunicação digital como um todo. É aí que o cenário se torna muito promissor para os profissionais atentos. Se o profissional se dedicar a entender as ferramentas, ele dá um grande passo na carreira. Agora, se ele entender de pessoas e negócios, ele com certeza terá um lugar garantido no mercado de trabalho. Porque essas duas coisas, pessoas e negócios, são uma só. Comunicação é isso, digital ou não. Hoje, com as tecnologias que dispomos, essa aproximação fica ainda mais clara.

GogoJob - Em média quantos alunos já passaram pela Trespontos e que retorno têm dado?

Thiago Ribeiro - A nossa rede conta com cerca de 1300 membros cadastrados. São profissionais, estudantes, empreendedores e facilitadores que passaram pelos nossos cursos, programas on-line ou palestras realizadas ao longo da nossa trajetória, que se iniciou em abril de 2010. Já são mais de 500 horas de atividades em menos de dois anos. O retorno é o melhor possível, porque as pessoas estão sempre de volta aos nossos cursos, muitos deles vêm marcando presença em todos os cursos realizados pela Trespontos em suas cidades, ou fazem questão de acompanhar os eventos on-line. E mais que isso: interagem o tempo todo com a gente, pois sempre fomos muito transparentes e acessíveis. Nós nos orgulhamos de, realmente, manter um diálogo aberto com o nosso público. Isso é um vínculo, não apenas uma relação comercial.

GogoJob - Quais os planos da Trespontos para os próximos anos?

Thiago Ribeiro - Nosso foco principal é consolidar as Redes em algumas das cidades em que já mantemos uma atuação mais constante e investir muita energia na produção e compartilhamento de conteúdo on-line. Já temos a programação de 2012 pronta e estamos trazendo novos temas, alguns novos nomes, profissionais de peso no cenário nacional e, como sempre, novidades na forma de comercialização dos nossos cursos. Até o fina do mês de novembro, já teremos um novo site no ar. Então, todo mundo tem que ficar de olho para não perder as novidades.

GogoJob - O GogoJob e a Trespontos tem um foco comum que é favorecer a empregabilidade, o que acha dessa parceria?

Thiago Ribeiro - Sem ter medo de apelar para um clichê: para a Trespontos, o GogoJob é um caso de amor à primeira vista. Desde de o primeiro momento que tive contato com a proposta de vocês, com o site, e entendi o trabalho que estavam fazendo, tive a certeza de que logo mais estaríamos juntos. Nos últimos meses, essa parceria tem sido fundamental para a consolidação do nosso trabalho no Nordeste. Juntos, fizemos o que sabemos fazer: mobilizar pelo conhecimento.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

1

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress