06/jun/12 por Duda Leal
Projeto Paralelo – Rapha Aretakis
Rapha Aretakis (@aretakis), 28 anos, viajante e curiosa das mídias sociais, usa sua sagacidade de publicitária para comandar o blog de viagens Rapha no Mundo. Um guia para os que estão pensando em viajar e uma boa dose de inspiração para os que ainda não tiraram os planos do papel. O GogoJob entrevistou Rapha, que vai contar pra gente como essa aventura começou.
GogoJob - Você se formou em publicidade, mas resolveu tomar um rumo diferente das agências, prazos e briefings. Como tudo começou?
Rapha - Tive uma excelente formação em publicidade, na UNICAP, em 2006. Aliás, foi lá que tive até a oportunidade de ganhar um Galo de Prata do Festival de Publicidade de Gramado. Apaixonada por criação, atuei por cerca de dois anos no mercado publicitário de Recife – na ATP Produções, com Sergio Jardelino, e na Mercado Comunicação, de Ivanildo Holanda. Em meados de 2007, deixei o trabalho em agência de lado para cair no mundo pela primeira vez. Eu e o marido, que era só namorado na época, passamos 30 dias viajando por Portugal, Espanha, França e Itália.
No retorno desta viagem, acabei redirecionando minha carreira para a área administrativa de uma empresa da minha família e, paralelamente, continuei fazendo frilas como diretora de arte. Porém, a vontade de viajar mais já estava ali.
Segui neste pé até 2009 quando, já morando em SP, resolvi investir mais tempo estudando o recém aparecido Twitter. O Brasil ainda nem estava familiarizado com os termos followers, hashtag e reply e eu já apresentava um artigo sobre a ferramenta no ABCiber. A partir daí, não me desconectei mais das redes sociais.
GogoJob - O Rapha no Mundo é hoje um dos blogs referência quando o assunto é viajar. Como surgiu a ideia de criar o blog?
Rapha - Quando me mudei pra São Paulo, já sabíamos que iríamos morar por um período na Alemanha. Foi por sentir a necessidade de criar um link entre a vida que tinha em SP e as minhas experiências germânicas que, no dia 12 de abril de 2010, nasceu o Rapha no Mundo.
Um mês depois de voltar da Alemanha, fomos a Argentina e, a partir desta viagem, ficou claro que o que eu queria era gerar cada vez mais conteúdo de qualidade para o blog – a.k.a. viajar. Para isso, eu tive que repensar a forma como eu enxergava o mundo e a minha própria realidade, principalmente as minhas raízes. Eu deixei de ser uma turista convencional e passei a enxergar cada destino com olhos de uma jornalista investigativa, de fotógrafa curiosa. Passei a descobrir melhor São Paulo, redescobrir Recife e notar que o mundo é grande demais para continuar parada no mesmo lugar.
GogoJob - Todo mundo sabe que viajar não é das coisas mais baratas. Você trabalha por fora? Como faz para bancar suas viagens?
Rapha - Após o primeiro ano de blog eu parei com os Jobs como publicitária. Hoje, depois de 2 anos trabalhando duro (é, vida de blogueiro de viagem não é mole), a dedicação é exclusiva ao Rapha no Mundo. A formação como publicitária me ajudou imensamente a chegar onde eu cheguei. O esforço para fotografar bem, o cuidado em transmitir fielmente a emoção no texto, o logotipo, a arte, o layout, a navegação e a forma como o blog está exposto, tudo é fruto da minha formação. Nós, publicitários, sabemos que além de conhecer ferramentas e terum vasto conteúdo, são necessários uma sagacidade e um jogo de cintura para lidar com a rotina da nossa profissão.
Pelo crescimento dos acessos e o reconhecimento do trabalho, o blog tem sido convidado também para promover destinos e realizar Presstrips, aquelas viagens exclusivas para jornalistas. Só neste ano, o Rapha no Mundo já foi esquiar em Vail, nos Estados Unidos, e descobrir as belezas do outono em Bariloche, na Argentina.
GogoJob - Fala um pouco do conteúdo do blog... todos eles são de experiências pessoais ou também são pesquisas?
É um orgulho dizer que no blog eu só escrevo sobre o que conheci, testei e provei. Portanto, as experiências compartilhadas foram realmente vividas. Isto torna todo o nosso conteúdo original e imparcial. A ideia é que o leitor se sinta tão ou mais feliz do que eu quando puder visitar um destino que ele viu retratado no blog.
GogoJob - Qual a frequência que você atualiza o site? Você faz tudo sozinha ou recebe ajuda de alguém?
Rapha - Hoje eu tenho conteúdo para atualizar o blog quase diariamente, sempre durante a semana. A última novidade é Montevidéu, uma cidade que nos impressionou por sua simplicidade e identidade.
O blog é feito basicamente à quatro mãos, pois coloco o marido para trabalhar também. Afinal de contas, vivemos a maioria das viagens juntos.
Quando viajo sozinha, escrevo sozinha. Ele é bom nos dados técnicos: preços, datas, horários, como chegar, como usar o transporte e, além disso, é maluco por aviação. Eu me concentro nas fotos e em dar o tom da emoção aos relatos. Nossas funções são complementares, eu diria.
GogoJob - O que o Rapha no Mundo representa pra você? Quais os planos e aspirações do projeto?
Rapha - O Rapha no Mundo hoje é o nosso projeto de vida. Como eu descrevo no próprio blog, ele é o nosso “Heimat”. Nosso lar está onde nós estivermos. Dá um orgulho danado ver a quantidade e qualidade do conteúdo gerado nesses 2 anos. São mais de 400 posts, milhares de fotos, 16 países, dezenas de cidades e, muita, muita, informação para compartilhar.
Eu sei que os números são importantes e pode parecer demagogia, mas, para mim, para o meu trabalho, é mais gratificante receber um e-mail: “Fiquei na pousada x só por causa desse relato delicioso” ou “obrigada por me fazer viajar junto contigo” do que os números no Analytics.
O Rapha no Mundo não pára. Se você também gosta de viajar, quer compartilhar histórias de viagens ou, simplesmente, descobrir quais os últimos destinos, acompanhe e comente no www.raphanomundo.com ou nas redes sociais: @raphanomundo e facebook.com/raphanomundo.
Comentários