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26/out/12 por Sergio Mendonça

GogoJob entrevista Leonardo Naressi, especialista em Web Analytics

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O GogoJob entevistou Leonardo Naressi, sócio-fundador e CIO do Grupo Digital INC. Graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com experiência de 12 anos em projetos digitais focados em Business Intelligence, Web Analytics, Social Media, Mídia de Performance e SEO. Naressi é facilitador dos cursos do Webinar da Trespontos, parceira estrtégica do GogoJob.

Confira a entrevista abaixo.

1 – Qual a importância das métricas dentro de uma campanha?
Toda campanha tem um objetivo, e um planejamento para atingir este objetivo. Sem as métricas, é impossível otimizar ou melhorar os resultados de uma campanha. Numa mídia dinâmica como a internet, o resultado de 1 dia de veiculação, ou das primeiras semanas, por exemplo, pode inspirar mudanças que se bem aplicadas, podem multiplicar o resultado que a campanha teria se nada fosse feito do começo ao fim. Só podemos gerenciar e otimizar o que podemos medir, por isso a importância crucial de se incluir métricas desde o início de cada projeto.

2 – Na hora do relatório, quais os pontos principais a serem destacados?
O principal é ultrapassar a fronteira do click até o pós-click, ou seja, não só medir quantas pessoas clicaram ou foram expostos à publicidade, mas o que essas pessoas fizeram depois. Será que elas acreditaram na mensagem? Será que elas compraram a idéia? Será que elas realizaram uma compra em nosso site? Será que a publicidade foi eficiente em levar o público-alvo para o comportamento desejado pelo planejamento da campanha? Isso é o principal a se destacar. Além disso, podemos cruzar tudo isso por região de origem para identificar padrões locais de comportamento, correlacionar os objetivos com o consumo de conteúdos do site e ver qual é mais persuasivo e até avaliar a performance técnica do site para saber se não estamos desperdiçando dinheiro pagando para atrair pessoas para um site lento ou que não funciona.

3 – Ferramentas pagas ou gratuitas? Quais escolher?
O importante é investir em pessoas e conhecimento, pois bons profissionais com inteligência podem extrair informações e insights valiosíssimos para a otimização dos resultados a partir de qualquer ferramenta. E aí decidir entre paga ou gratuita é uma questão de avaliar se teremos pessoas dedicadas para trabalhar com os dados gerados. Atualmente é perfeitamente possível começar com ferramentas gratuitas e evoluir a prática até o ponto de se precisar comprar uma ferramenta especialista paga ou uma suite mais completa. A gama de ferramentas gratuitas e a qualidade delas permitem que qualquer empresa, de startup a uma multinacional, seja muito bem sucedida investindo o máximo em pessoas e gastando pouco ou quase nada com ferramentas.

4 – Na hora de coletar dados, o que tem mais relevância?
Na hora de coletar, é vital não deixar de lado a origem de tráfego, ou seja, mapear as campanhas e parcerias para identificar se estão gerando o tráfego desejado e, não menos importante, planejar, identificar e medir os pontos-chave de conversão, ou seja, aquelas ações que nos dizem se a pessoa fez o que tinhamos como objetivo do site, app ou campanha. Por exemplo, um site de e-commerce não pode deixar de medir os passos de cada compra e a confirmação final. Já um site de relacionamento precisa considerar obrigatoriamente a medição dos pontos que identificam as ações que qualificam o consumidor como fiel ou de alto valor, como pontos de contato, formulários de cadastro, ferramentas de busca interna, etc.

5 – Qual a importância do SMC (Social Media Cycle)?
É preciso entender que a disciplina de gestão das redes sociais e comunicação social de uma empresa para com seus consumidores não é uma via de mão única. Exige planejar o monitoramento, o atendimento, a resolução de crises e as métricas que norteiam tudo isso. Por isso metdologias como a SMC pode ajudar muito empresas, agências e consultorias a avançarem alguns patamares na qualidade da relação com seu público.

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