/Formação

07/dez/12 por Candy Ferraz

20 e poucos anos

FacebookTwitterPinterestEmail

Esse é um texto baseado na minha vã experiência de vida. Como Elis, eu tenho mais de mil perguntas sem respostas, então não me leve tão a sério. Mas o que venho falar é da idade, essa companheira de longas datas.

Tenho 21 anos e trabalho desde os 17. Sempre fui a funcionária mais nova. Sempre tive amigos mais velhos. Sempre ouvi piadas do tipo "mas isso não é da tua época". Sempre.

Essa constante às vezes me irritava, até eu enxergá-la por outro ângulo. Ter 21 anos e trabalhar com pessoas de 30, 40, 50 deve ser um mérito, afinal. Comecei a me expor.

Lembro da minha primeira entrevista de trabalho em uma agência de publicidade: fui sozinha, não sabia a rua, tinha 18 anos. Uma insegurança sem fim. Ao chegar, entrei na sala do diretor, um coroa mala que me fez um bem, embora aquele emprego mais tarde não me interessasse mais: entendi que meu senso crítico ia além da minha insegura idade. E mais: muito além da madura idade dele. Aquele não era o lugar onde eu teria disposição para trabalhar todos os dias. Ele me pediu um exercício de redação, semana que vem eu voltaria. Nunca voltei.

Nessa época eu trabalhava em uma loja e concentrei muito do meu tempo livre, entre um cliente e outro, assistindo a vídeos e conhecendo músicas. Foi um bom treinamento para mais tarde me sentir, enfim, segura.

Comecei meu primeiro emprego na área após um convite de um cliente. Topei. Agora já estava mais segura, embora não menos nervosa. Foi um bom começo: aprendi um bocado, ensinei, fiz contatos, amadureci.

O segundo emprego já foi mais tranqüilo. Embora continuasse sendo a mais nova, comecei a ser respeitada. As pessoas trocavam o "ela é muito novinha" pelo "ela é muito novinha, mas até que sabe das coisas". Isso não me envaidecia, mas me aliviava. Ser julgada pela idade é como o velho livro escolhido pela capa: no mínimo, injusto. Mas eu entendo, também já comprei um livro com uma capa UAU e zero conteúdo.

De lá pra cá, passei por 4 empresas. Continuo sendo o alvo das piadas café com leite, claro, mas isso já não me irrita mais. Inclusive, aprendi a extrair o ouro de ser a mais nova por onde passo. Tempo é jóia rara e, sendo nova, ainda tenho muito dele para acumular conhecimento.

Hoje busco ser reconhecida pelo meu talento. Tento aprender todo dia um pouco mais. De tudo que aprendi até aqui, o mais importante é que ser bom independe de idade. Acho até que já coloquei muito marmanjo mais velho no bolso, embora eles nunca admitam isso.

Candy Ferraz trabalha com Conteúdo e é a funcionária mais nova da empresa Sin Comunicação, em João Pessoa

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

3

Comentários

  1. Autor:
    Mariana
    Data:
    10/dez/12
    Hora:
    3:48

    Legal o Texto, parabéns!!

  2. Autor:
    Masao
    Data:
    10/dez/12
    Hora:
    10:15

    É que um dia bem vivido vale mais do que uma década de rotina.

  3. Autor:
    Sarah Falcão
    Data:
    10/dez/12
    Hora:
    16:37

    Sempre foi uma danada, me surpreendeu desde o primeiro dia na Cenário Cultural (quando eu também ainda era uma baby pra aquele trabalho todo). E me desculpem os outros, mas uma das melhores estagiárias (senão a melhor) que já tive. <3

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress