04/mar/13 por Candy Ferraz
Troca por um quadro
Para inspirar ainda mais sua viagem à Europa, o designer e ilustrador pernambucano Pedro Melo resolveu permutar sua arte por qualquer benefício: comida, bebida, hospedagem, sorvete, passagens, ingressos. Pela experiência, vale qualquer coisa. Assim nasceu o projeto Troca por um quadro.
1. De onde veio a ideia do projeto?
A ideia veio uma semana antes de viajar. Eu ia fazer um mochilão sozinho pela Ásia, mas tudo foi dando errado. Conversei com o Caio Alencastro (sócio do Estúdio Clicka) e ele topou vir pra Europa 3 dias antes. De repente pensamos "Pow, tem um ilustrador e um fotógrafo profissional, vamo fazer algo bacana?" e nasceu o Troca por um quadro. Já que ninguém sabe falar nada além do inglês, o quadro falaria por nós.
2. Como é a recepção do pessoal?
Com pessoas desconhecidas geralmente é de susto, pensam que somos pessoas de rua ou pedintes vendendo arte (ahahah). Mas quando começamos a falar que é um projeto antropológico que mistura arte eles se interessam e querem ver no que dá, por curiosidade.
3. Qual a grande diferença entre fazer arte aqui e aí?
O legal é que aqui tuuuudo inspira muito. No Brasil também, mas é mais difícil sair de casa pra pintar na rua porque é outra realidade. Pessoas aqui também estão dispostas a pagar e colocar na parede, no Brasil é uma parcela menor de pessoas.
4. Você trocaria um quadro por uma vida em qual das cidades que passou?
Barcelona e Lisboa. Duas cidades incríveis e com pessoas idem. Respiram arte, respiram street art e isso é bom, dão valor. Além da qualidade de vida que é incrível.
5. Quando você volta?
Lisboa está sendo a ultima cidade, estamos voltando amanhã pra Recife, infelizmente. Mas o projeto apenas acaba de começar. Irei levá-lo pra frente em qualquer lugar do mundo e, claro, em todas as férias.
Pedro Melo trabalhou na Ampla, como Diretor de Arte Promo/digital, e a partir da semana que vem integra a equipe da Gruponove com "projetos inovadores" no novo núcleo digital que está sendo implantado. Além da experiência de troca, conta que o melhor da viagem foi conhecer pessoas incríveis, como o próprio Bob (editor geral do GogoJob), e outras mil que apareceram no caminho.
+ www.pedromelom.com
+ www.estudioclicka.com
E abaixo você confere o streaming da troca com o GogoJob: diretamente de Lisboa, Pedro pintou a parede do apartamento de Bob Ferraz, editor do GogoJob, por duas latas de spray.
-------
Nota do editor: vale a pena mostrar como Pedro foi recebido em Recife. Ao chegar no aeroporto, os seus parentes e amigos o esperavam com um quadro, que dizia: "Troco um quadro por um amigo de volta".
Comentários