/Formação

11/abr/13 por Bob Ferraz

Fonte do pernambucano Galdino Otten ilustra cartaz do filme do Renato Russo

FacebookTwitterPinterestEmail

O ilustrador e tipógrafo pernambucano Galdino Otten foi o criador da fonte principal do cartaz do filme Somos Tão Jovens, que conta a biografia do Renato Russo. A fonte chama-se "New Pres Eroded" e pode ser vista e baixada aqui. Galdino é recifense, mas mora em Campina Grande há alguns anos, depois de ter morado e trabalhado em João Pessoa e Portugal. Galdino hoje em dia tem 108 fontes criadas e uma média de 33 fontes feitas por ano. Falamos com ele, pra saber mais como foi esse trabalho junto ao filme.

GogoJob: Como foi o contato pra sua fonte ilustrar o cartaz do filme? Eles baixaram de algum site onde você expõe as fontes ou falaram diretamente com você?

Galdino: O designer paulistano Marcelo Pallotta baixou a fonte no site de tipos dafont.com, onde exponho a minha fonte (ver aqui). Em seguida, me contatou solicitando autorização para usar a fonte como fonte principal na identidade visual do filme. Acertamos um valor bacana e a equipe ficou satisfeita com o contrato (de licença estendida). Pallotta elogiou minhas fontes e deixou a entender que vai usar outras em produções futuras.

GogoJob: Você acha que a sua vertente de ilustrador ajuda na construção das suas tipografias?

Galdino: Ser ilustrador ajuda na concepção das fontes, pois eu mesmo faço os banners demonstrativos de cada uma e isso ajuda a perceber detalhes técnicos. Quando se trata de criar um dingbat (ornamental), é aí onde levo vantagem, pois se trata de pura ilustração.

GogoJob: Como é o seu processo criativo e técnico na construção das suas tipografias? Você usa algum programa específico?

Galdino: Voltei no tempo e tenho produzido fontes com ferramentas analógicas, como usar o método antigo de impressão, a velha tipografia dos tipos móveis de Gutemberg. Contudo, também uso as novas tecnologias e já produzi fontes no meu Ipad. E pode ter certeza: é uma delícia! Uso programas vetoriais e de manipulação de imagens ou até mesmo desenho no papel e digitalizo. O programa para gerar o arquivo em TTF que eu uso é FontCreator, da High-Logic, e para gerar em OTF, uso o fontographer Fontlab.

GogoJob: Pra finalizar, três dicas pro pessoal que quer começar nessa área.

Galdino:

1 – Pesquise e leia sobre a história das fontes. Um bom site http://tipografos.net/ mas existem muitos outros.
2 – Pesquise e baixe fontes gratuitas para testar como o dafont.com. Gosto desse site por ser segmentado e simples. Mas existem muitos outros. Lembrando sempre que as fontes "free for personal use" não são gratuitas.
3 – Baixe programas de geração de fontes, pois uma fonte é um software. Aconselho que compre uma licença simples para ir se habituando, que custa em média $ 79,00 no FontCreator 6,5.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

2

Comentários

  1. Autor:
    Francisco Almendra
    Cidade:
    Rio de Janeiro
    Estado:
    RJ
    Data:
    12/abr/13
    Hora:
    16:37

    Oi Bob, tudo bem? Estou tentando entrar em contato contigo mas não consegui descobrir teu email até o momento, então resolvi mandar uma mensagem por aqui.

    Eu também estou trabalhando com comunidades, e gostaria muito de trocar ideias com você e o Thiago sobre o Favela Mapeada. Eu estou morando nos EUA no momento, mas voltarei ao Brasil nos próximos meses para trabalhar na reintegração socio-econômica das comunidades já pacificadas no Rio. O mapeamento destes territórios é uma peça-chave no processo de reinclusão dos mesmos ao resto da cidade e na melhora da vida dos moradores destas áreas.

    Já existe bastante interesse em trabalhar sistemicamente com comunidades. Eu gostaria de entender melhor o projeto Favela Mapeada, e talvez pensar junto com vocês como potencialmente integrá-lo a outras iniciativas que já existem, ou alavancar oportunidades potenciais com o poder público e outras instituições que poderiam adicionar conteúdo ou usar o resultado do mapeamento em suas próprias iniciativas.

    Será que você pode entrar em contato comigo quando receber esta mensagem? Acho que temos muito a trocar, e quem sabe até colaborar de alguma maneira para o benefício destas comunidades e do Rio de Janeiro de uma forma mais ampla. Meu email é chico.carioca@gmail.com.

    Um abraço e até,
    Francisco

  2. Autor:
    Bob Ferraz
    Data:
    16/abr/13
    Hora:
    12:06

    Oi, Francisco. Os meus contatos estão aqui: http://www.bobferraz.com. Abraço.

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress