/Formação

24/jun/13 por Sergio Mendonça

Sarah Jessica Parker compra na Esposende?

FacebookTwitterPinterestEmail

Todos sabem que Sarah Jessica Parker é a nova estrela da campanha da Esposende Calçados, mas será que ela compraria seus sapatos luxuosos lá? O GogoJob foi a fundo nessa história e entrevistou Benjamin Azevedo, sócio-diretor da Blackninja, agência do Recife responsável pela contratação da atriz americana para a campanha. Ele falou sobre a estratégia criativa, esteriótipos, motivações para trazer a atriz e os resultados esperados para o cliente. Confira na nossa entrevista exclusiva.

GogoJob: Como surgiu a ideia de trazer Sarah Jessica Parker para estrelar uma campanha regional no Brasil?

Benjamin: A ideia surgiu depois de uma pesquisa qualitativa que fizemos junto ao público da Esposende, com nomes de celebridades internacionais. Sarah adorou a ideia desde que fizemos a proposta. Ter as gravações aqui era o principal item colocado por nós na contratação da atriz, pois sabíamos o que isso iria gerar de free media. O que deu trabalho foram as milhões de exigências, de idas e vindas, advogados, traduções e ajustes.

GogoJob: Como foi a aceitação da Esposende? Houve resistência?

Benjamin: Pelo contrário. Foi muito fácil. O pessoal da Esposende entende muito de comunicação e sabe o que quer. Desde o começo eles compraram a ideia e nos ajudaram muito a viabilizá-la. Com o anúncio da escolha de Sarah para filmar aqui, a Esposende foi notícia em todos os meios de comunicação.

GogoJob: E o pessoal da Blackninja, como reagiu?

Benjamin: A gente adorou ter participado desse processo. Sentamos e discutimos. Assim surgiu a ideia de trazer uma atriz hollywoodiana. O pessoal da agência topou na hora. Apresentamos como case a proposta e conseguimos a parceria.

GogoJob: Qual a conexão esperada entre Sarah Jessica Parker e a imagem da Esposende?

Benjamin: Essa é uma ótima pergunta e algumas pessoas também questionaram se não devíamos optar por um rosto mais popular para uma marca de sapatos do Nordeste. Mas quando a C&A chamou Gisele Bündchen, uma top model que tinha sua imagem associada à produtos de luxo, para ser a garota propaganda da marca, muitos publicitários torceram o nariz dizendo que a escolha não era adequada a uma marca de roupas de varejo. Falaram que a modelo era mais conhecida fora do que dentro do país e que para uma loja popular deviam escolher um rosto popular. O resultado das vendas mostraram que todas as críticas estavam erradas. Que eram fruto de falta de conhecimento, de um modelo ultrapassado de comunicação ou de despeito mesmo. A campanha da C&A foi um sucesso, a marca e a modelo adoraram o resultado e renovaram a contratação por mais duas vezes. A nossa expectativa é que a campanha contribua com o sucesso que a Esposende já tem e que ajude a marca a vender cada vez mais sapatos.

GogoJob: Como foi a produção do VT com Sarah Jessica Parker? Ela é acessível? Conte-nos um pouco desse processo.

Benjamin: Sarah foi muito flexível, sem frescura e as exigências dela foram mínimas. Os agentes é que foram cuidadosos, com as milhões de exigências contratuais. Foram dois dias de gravações em São Paulo, tudo em estúdio, produzido pela Vetor Zero, de São Paulo, uma das mais conceituadas em animação 3D no Brasil.

GogoJob: Ao trazer uma celebridade de apelo internacional para uma campanha publicitária no Nordeste, abrem-se novas perspectivas para o mercado local?

Benjamin: A verdade é que o Nordeste mudou e o público consumidor daqui também. Algumas pessoas é que ainda não perceberam que a informação está mais acessível e que o consumidor não pode mais ser tratado a partir das limitações e dos estereótipos que funcionaram há 10 anos. E é através das pesquisas e pré-testes que a gente vai descobrindo as novas perspectivas, e mostrando o potencial da região.

Ficha Técnica:
Cliente: Esposende Calçados
Agência: DM/Blackninja
Direção de Criação: Lenilson Lima e Daniel Zago
Direção de Arte: Bertone Balduíno
Criação: Bertone Balduino, Daniel Zago, Ian Thomé e Lenilson Lima
Planejamento: Ivana de Souza
Atendimento: Maria Edith Cunha e Katherine Paley
Produção Gráfica: Durval Sanches e Karina Carvalho
Produção Eletrônica: Sandra Freitas e Karol Rocha
Mídia: Érika Pena e Mel Fernandes
Produção EUA: Mônica Peixoto
Fotografia: Gui Paganini (atriz) e Chico Barros (produtos)
Tratamento de Imagem: Daniel Xavier
Produtora: Vetor Zero/Lobo
Diretor de Cena: João Tenório
Diretor de Fotografia: José Júnior
Cabelo: Chris MacMillan
Maku-up: Leslie Lopez
Figurino: Tracy Cox
Produtora de Áudio: Lógico Music
3D (Print): Romeu e Julieta
Aprovação: Eliana Muller e Eduardo Castro

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

5

Comentários

  1. Autor:
    André Nogueira
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    03/jun/13
    Hora:
    8:56

    Pecou no jingle, não faz jus a classe da atriz e principalmente pelo fato marcante de suas atuações em Sex And The City. A ideia foi a melhor possível até o momento em que entra o jingle.

  2. Autor:
    Tassiana
    Data:
    27/jun/13
    Hora:
    12:50

    Não, o resultado ficou de um mal gosto épico! É até brincadeira comparar à campanha da Gisele na C&A que foi muito bem executada. Ficou feio para a Sarah, porque a (falta de) credibilidade da Esposende continua sendo a de sempre.

  3. Autor:
    Gerson
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    Pernmabuco
    Data:
    08/jul/13
    Hora:
    4:32

    Acho bastante válido fujir um pouco do esteriótipo, mas também deve-se ser bastante cuidadoso... a campanha foi totalmente fail.. pelo menos ao meu ver!

  4. Autor:
    Raphael
    Cidade:
    Recife
    Estado:
    PE
    Data:
    16/jul/13
    Hora:
    0:50

    Na minha opinião ficou faltando apenas o recall do "axolinda" no Recife! http://www.youtube.com/watch?v=kU9e25_7w6c&feature=share&list=UU1cf4Kve0_exvUwyaWyhM8A

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress