/Formação

30/jan/14 por Bob Ferraz

10 dicas para um redator

FacebookTwitterPinterestEmail

Me pediram pra escrever 10 dicas para um redator. Mas vou contrariar o briefing. Porque dicas pra facilitar a vida já existem muitas. E boas. O que eu quero mesmo é complicar. Minha principal dica pra um redator é ser menos redator. Ou melhor, mais que um redator. Ironicamente, se tivessem pedido uma dica minha pra os diretores de arte, planners ou qualquer outra posição dentro de uma agência, ela seria bem parecida. Acho que, cada vez mais, precisamos de gente que pense criativamente com uma visão mais global de comunicação e de negócios. Que tenha a capacidade de criar bons anúncios ou filmes, de propor coisas malucas e inclassificáveis e, ainda por cima, conseguir pensar como um executivo.

Títulos bacanas e um bom texto não deveriam ser diferencial pra se escolher um redator. É verdade que quem vê pasta por aí sabe que não é coisa fácil de se encontrar. Mas no mundo ideal, isso seria commodity e os bons portfolios teriam mais que isso. Sacadinhas não bastam. Não emocionam os diretores de criação como antes, muito menos os consumidores. Temos que pensar "outside the box". Tem muita marca se destacando assim e isso vale também pra os profissionais.

De fato, peças tradicionais ainda são a grande demanda no dia-a-dia de agência aqui no Brasil e a gente tem que saber resolver. E resolver bem. Mas também é preciso ter uma noção mais abrangente dos pontos de contato entre as marcas e o público.

Uma pasta pode ter idéias para um novo produto, pra uma peça de teatro, ou, sei lá, um projeto de lei (sim, eu já vi isso). Uma marca pode fazer qualquer coisa. E tudo comunica. Tudo pode ser usado para estabelecer novos níveis de relacionamento com o consumidor. Cada vez mais, criatividade é surpreender não apenas dentro da grade comercial, mas também fora dela. E o que é melhor, envolvendo o consumidor de maneiras nunca antes vistas. E, consequentemente, gerando resultados inéditos em proporção e qualidade.

Pra terminar e pra ninguém dizer que não fiz minha listinha de dicas, aqui vão algumas. Não leia o que eu escrevo. Leia o que essas pessoas escreveram, que é bem melhor.

- Pra quem ta começando ainda é uma boa ler o Manual do Estagiário (clique aqui para ver) e o livro do Carlos Domingos (Criação Sem Pistolão, ed. Negócio).
- Um planner, o Jon Steel, escreveu um livro que todo mundo da agência devia ler: "Verdades, Mentiras e Propaganda", ed. Negócio.
- Um pouquinho da cabeça de Scott Bedbury, um cliente dos bons: "Novo Mundo das Marcas", ed. Campus.
- Os dois livrinhos do Paul Arden são geniais. Vez ou outra eu leio novamente: "It?s Not How Good You Are, It?s How Good You Want to Be", ed. Phaidon; "Whatever You Think, Think The Opposite", ed. Portfolio Trade.
- Neil French tem muito a ensinar a qualquer redator ou aspirante a redator: www.neilfrench.com.
- Em um livro, o Hermann Vaske entrevistou alguns dos maiores nomes da propaganda, desde os monstros do passado, até alguns dos "caras do momento", como David Droga: "Standing On The Shoulder Of Giants", ed. Gestalten Verlag.
- Uma das agências mais forward thinking do momento editou um livro. Conheço vários dos cases, mas ainda não li. Deve valer muito: "Hoopla", ed. Powerhowse Books.
- A cada ano, Cannes vai se reafirmando como o festival mais "prafrentex" do mundo. E os últimos vencedores estão todos online. Para ver, basta se cadastrar: www.canneslions.com. Recomendo muitíssimo, sobretudo as novas categorias: Media, Promo, Integrated, Titanium, etc.
- Cases e campanhas das respectivas agências: Crispin,Porter+Bogusky; Mother; Droga5; 180Amsterdam; Farfar; BBDO New York; Santo; La Comunidad; Vegas Olmos Ponce; Santa Clara. E lembrem que essa lista fica desatualizada muito rápido.
- updateordie.com
- brainstorm9.com.br
- ccsp.com.br/novo

Aliwton Carvalho (Ali) é diretor de criação do Gruponove (Recife-PE)

----

Nota do editor: Texto postado dia 27 de fevereiro de 2009, às 15:06, e respostado dia 30 de janeiro de 2014.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

Comments are closed.

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress