/Formação

20/jul/15 por Agnes Pires

O Geek e a Mídia

FacebookTwitterPinterestEmail

Uma figura que surgiu em meados dos anos 80, o "nerd" aparece como um tipo de adolescente que foi se tornando gradualmente mais comum. Os colégios são o espaço onde suas principais características se apresentam: jovens do sexo masculino, focados nos estudos e na leitura, ótimos alunos mas sem habilidades sociais desenvolvidas. Deslocados dos grupos sociais gerais (dominados pelos alunos que fazem sucesso nos esportes, os mais ricos e os mais bonitos) esses jovens eram vítimas comuns dos alunos mais populares, fosse por violência física ou emocional.

Essa relação de fragilidade e de inferioridade estigmatizou esse grupo da sociedade e a mídia se encarregou de transformá-los em um estereótipo em filmes e outros produtos culturais.

(Do filme "A Vingança dos Nerds", de 1984)

Retratados com pesados óculos de grau, usando sempre roupas muito tradicionais ou demasiadamente desleixadas, eles são o oposto do que significa ser "descolado"... praticamente os párias em seus colégios e suas famílias. Mas três décadas depois do seu surgimento, hoje os nerds viraram o jogo e ocupam lugar de destaque na nossa sociedade. Em vários aspectos da vida cotidiana (como moda, entretenimento e os mais diversos produtos) os nerds não apenas tem espaço fixo como conseguem destaque.


(Da série "The Big Bang Theory" lançada em 2007 pelo canal americano CBS, encerrou no primeiro semestre deste ano sua oitava temporada)

Mas o que mudou para haver essa ascensão dos nerds? Como todas as mudanças sociais, isso se trata de uma migração na balança de poder. As pessoas que chamaríamos de nerds dos anos 80 em diante tinham o perfil ideal para empregos bem remunerados, o que lhes conferiu uma posição social de prestígio. Setores ligados à informática e às ciências da computação (e todo o segmento da Tecnologia da Informação e afins) fazem girar grandes valores e consequentemente indivíduos com potencial para tarefas que exigem muito aprofundamento, senso analítico e concentração são candidatos para esses cargos. Resultado: a figura do nerd passa por uma transformação e nasce o "geek" (o nerd tecnológico, conectado, em tempos de banda larga). Não apenas ele se torna aceitável, mas vira sinônimos de status.

(Frase atribuída a Bill Gates, fundador da Microsoft e um ícone do nerd que seu certo)

Então tudo o que pertence ao universo nerd e geek, revistas em quadrinhos, videogames e quaisquer universos de fantasia atraem a atenção e ganham muita visibilidade e tem público praticamente garantido, pois se os nerds detém uma parcela significativa do poder de compra. No ciclo vicioso da mídia, quanto mais uma coisa é mostrada, mais público ela terá, ou seja: quanto mais geeks, mais produtos serão feitos para os geeks... e quanto mais produtos para os geeks forem feitos, mais pessoas se interessarão pela sua temática.

É uma boa época para ser um nerd!

--

O GogoJob agradece a colaboração do Diego Rocha, nerd em tempo integral e publicitário nas horas vagas :)

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress