/Formação

23/jul/15 por Agnes Pires

GogoJob entrevista Lenin Lima, diretor de criação da Agência Quinze

FacebookTwitterPinterestEmail

Conversamos com diretor de criação Lenin Lima sobre a ótima fase da Agência Quinze, que resultou em  ampliação de mercado e contratação de novos funcionários, indo no sentido contrário das expectativas negativas do cenário econômico nacional. Falamos aqui recentemente sobre a iniciativa inovadora da agência em adotar um novo nome em comemoração aos 15 anos de estrada. Com atuação no Nordeste e sediada no Recife, mais recentemente a equipe chegou também em São Paulo, onde hoje atende a conta da Universidade de Guarulhos, nova aquisição do Grupo Ser Educacional.

GogoJobComo surgiu a ideia de envolver Naming e reposicionamento de mercado em um ano tomado por incertezas e temores relativos à situação econômica do país?
Lenin - A Agência Quinze vem de um processo de mudança desde meados do ano passado. Contratou uma consultoria externa para avaliar o desempenho da agência internamente e externamente e o que era preciso mudar ou manter, já que a agência vinha bem financeiramente. Logo ao desembarcar na agência, meu primeiro job foi um pedido do Luiz Augusto (CEO): criar a campanha dos 15 anos da Agência Um, que conseguisse transmitir todas essas mudanças que estavam por vir em uma data muito especial. A ideia partiu da seguinte pergunta: como festejar 15 anos e falar de todas essas mudanças? A resposta que nos veio à cabeça era que havia uma necessidade de mudar a si próprio, de uma maneira que não ficasse apenas no discurso. Muitos falam em mudanças, em se adaptar aos novos tempos, mas quem de fato tem coragem pra mudar de verdade? Essa era a questão. E o nosso desafio foi comunicar de maneira verdadeira, profunda e corajosa. Mudamos o nome da agência para celebrar uma data durante o ano inteiro e consolidar uma identidade de uma agência que está antenada e atenta aos desafios de comunicar em todas as plataformas, meios e públicos variados.

GogoJobComo a equipe está lidando com essa nova fase e o que foi feito para que todos adotassem naturalmente esse novo nome?
Lenin - Já havia, na agência, esse sentimento de que algo precisava ser feito, que houvesse um caminho que posicionasse a agência de uma maneira mais ousada, propositiva e assertiva. Era preciso criar essa identidade, entende? O sentimento era de uma agência low profile, muitas vezes careta e presa a um formato mais conservador de pensar a comunicação. Quando apresentamos o novo conceito da agência e como diríamos aos clientes e ao mercado como faríamos essas mudanças, todos entenderam. Para mudar é preciso coragem e ousadia, e foi isso que fizemos. A Agência Um era aquela agência que você sabia que ela existia, mas pouco se falava a respeito. Hoje sabemos que quando falam de Agência Quinze, gostando ou não, de alguma maneira ela é lembrada por conta do nome e da celebração dos quinze anos. Já é um bom começo.

GogoJob Fazer novo site, fan page, campanha, press kit para esse reposicionamento levou quanto tempo?
Lenin - Da apresentação da ideia até o lançamento foram 3 meses. Queríamos que tudo saísse como planejado. A agência dormiu como Agência UM e acordou como Agência Quinze. Como só pouquíssimas pessoas na agência sabiam dessa ação, foi um susto tremendo para a maioria delas, que chegavam para trabalhar. Muitos não entendiam nada, outros ficaram boquiabertos… Enfim, pela reação instantânea nas redes sociais, vimos que a ação havia sido um sucesso.

GogoJobA equipe aumentou?
Lenin - Bastante. Precisávamos reestruturar as equipes em todos os níveis e criar departamentos inteiros como o digital. A agência reforçou todas as equipes, desde a criação ao financeiro, e criou departamentos como o de planejamento e, agora, o digital, que começa com 15 pessoas (olha que número redondo!).

GogoJob Como você percebe o mercado digital e  como irá funcionar esse novo o núcleo da agência?
Lenin - Lembro quando esse movimento de criação digital começou ainda em meados da década passada. Era uma febre, mas naquela época muita gente nem sabia porque estava investindo em algo que não tinha uma noção prática de como ia funcionar. Hoje ainda há muita dúvida como trabalhar o on e o off de maneira harmônica, planejada e como remunerar o trabalho de criação. Mas existem muito mais pesquisas e ferramentas disponíveis do que há 10 anos, além de uma certa disponibilidade dos clientes para entenderem e investirem parte da verba em mídias digitais. Hoje, com certeza, o digital é parte estratégica das agências ditas offline, porque tem a ver com a sobrevivência do próprio negócio a médio e longo prazo.

GogoJobQuais as maiores desafios das agências atuais no momento?
Lenin - O grande dilema das agências hoje é como fazer esse mix de criativos / técnicos. As competências passam a ser híbridas, exigindo profissionais de marketing que sejam capazes de criar campanhas incríveis, mas com todos os requisitos técnicos bem amarrados. Os técnicos já têm que ser parte das equipes de criação, garantindo que todos falem a mesma língua. Uma das técnicas que as agências tradicionais, e também aquelas que têm uma pequena parcela de digital, usam é a contratação de agências especializadas no digital, principalmente em Inbound Marketing e anúncios patrocinados.

GogoJobPara fechar, pedimos que deixe  um recado para os nossos leitores. O que os estudantes de hoje precisam saber para se tornarem profissionais brilhantes e, quem sabe, serem contratados pela Agência Quinze?
Lenin - Tudo começa com um tempero: paixão. Onde tem esse ingrediente, haverá sempre uma porta aberta para quem leva o trabalho a sério, com muito suor, foco e dedicação.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress