/Formação

28/jul/15 por Susy Lima

Conheça o projeto “Cidade de Amor”, de Flavinha Marques

FacebookTwitterPinterestEmail

“A poesia mora em todo canto. O que muda é a forma de olhar.” Cidade de Amor é o mais recente projeto da Redatora e Roteirista Flavinha Marques, composto por 80 poemas, lançado inicialmente na web e disponibilizado também em Daisy, formato digital acessível a portadores de deficiência visual. O projeto convida o leitor a observar pequenos detalhes do lugar onde vive, de uma forma mais inspiradora, contemplando os cenários urbanos, suas memórias e rotina, levando em conta questões urgentes como trânsito, violência e excesso de verticalização.

Flavinha contou pra gente mais detalhes desse projeto tão lindo. Olha só:

GogoJob - De onde surgiu a ideia do projeto?

Flavinha - Veio quando percebi que a cidade era um cenário muito presente nos meus textos e também da relação afetiva que tenho com os lugares onde moro, morei ou visitei, mesmo diante das imperfeições de cada lugar.

GogoJob - Como foi o processo de criação?

Flavinha - Eu geralmente ando com um caderninho, acabo escrevendo primeiro à mão e depois passo pro computador. Na falta do caderninho, vale o que tiver pela frente: celular, conta, envelope. :) Até mesmo pela urgência de botar no papel o que tá me encantando ou me perturbando na hora. Enquanto não escrever aquilo, parece que não tenho sossego. Escrevo pra ter sossego.

GogoJob - Qual sua relação com a poesia? ela sempre fez parte da sua vida ou você se dedicou mais pelo projeto?

Flavinha - Eu leio de tudo, mas gosto muito de poesia, de todo tipo: antiga, contemporânea, com rima, sem rima. Desde cedo escrevo, troco referências com os amigos. Com o projeto precisei me dedicar mais, porque estabeleci uma meta pra mim mesma, de concluir 80 textos.

GogoJob - Você é autora de vários livros infantis, entre eles, O Pipoco dos Bacamarteiros, impresso num formato em 3D, que também contou com incentivo do Funcultura. Você tem planos de publicar Cidade de Amor também na versão impressa ou a ideia é que ele fique apenas no meio digital?

Flavinha - Sim, além de ser publicado em meios digitais e acessíveis a pessoas com deficiência visual, é um projeto que nasceu pra ser publicado também de forma impressa, não sei ainda se via editora ou edital. E também para dialogar com outros tipos de arte.

GogoJob - Onde você busca suas inspirações?

Flavinha - Uma música, um texto, um filme, às vezes, me trazem inspiração. Mas olha, geralmente eu tô na minha, na santa paz de Deus, ela que me encontra. ;) Vem de duas formas, basicamente. Uma é a de dentro pra fora, da necessidade de expressar algo que tô sentido ou vivendo; ou de fora pra dentro, que é quando alguma coisa do mundo ativa alguma particularidade interior. E nisso a cidade tem um papel fundamental. É onde a gente vive, ama, sofre, respira, caminha. Gosto muito de andar a pé e de bicicleta, de gente, de parar pra observar o que está em volta com calma, de mato e de praia, isso tudo acaba ajudando e é alimento pra alma. Mas pra fazer poesia não precisa do cenário perfeito, não. Muitas vezes, sai em casa mesmo, na cozinha, no banheiro, no quarto quietinha ou na rua, num lugar qualquer. Onde a gente puder parar só de focar no computador e no celular pra se dar a chance de sentir e enxergar com outro olhar.

--

Página do projeto: facebook.com/cidadedeamor
Blog de textos: flavinhamarques.com

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress