/Formação

12/jan/16 por Agnes Pires

Ricardo Mello fala ao GogoJob sobre Digital Planner

FacebookTwitterPinterestEmail

O GogoJob conversou com Ricardo Mello, que ministrará dia 20/02 a segunda turma do curso "Planejamento Digital", pela Berlim Digital, confira:

GogoJob • Existe mercado para o Planejamento Digital?

Ricardo Mello • Sim, em um período de retração econômica, onde os anunciantes ficam mais cautelosos com o investimento publicitário, o mercado de comunicação demanda cada vez mais profissionais com a capacidade de identificar novas oportunidades de mídia e estratégias criativas que gerem resultados precisos, mesmo quando a demanda não parece óbvia.
-

GogoJob • Para quem trabalha na área de planejamento, é muito difícil atuar com digital?

Ricardo Mello • Nas agências de publicidade se fala muito na integração dos departamentos na tentativa de permitir uma comunicação integrada, sem a distinção de on e off-line. Isso faz todo sentido, mas enquanto não tivermos planners que dominam a complexidade dos ambientes digitais, profissionais de mídia que não estão tão preocupados com a performance dos anúncios, criativos que não questionam a relevância das suas ideias, a integração acaba ficando somente no discurso.

-

GogoJob • Qual sua dica para quem quer saber por onde começar?
Ricardo Mello • É muito importante que os profissionais de comunicação olhem para o digital como digital planners capazes de identificar oportunidades de comunicação e desenvolver estratégias criativas dentro destes ambientes, permitindo que a integração aconteça de fato.

Seja lá qual for a sua agência ou, até mesmo, agência nenhuma, do atendimento ao financeiro, todos recebemos demandas digitais em nossas mãos. Só precisamos olhar para elas com uma visão estratégica e criativa para poder entregar o melhor.
Fazer as perguntas certas e separar o sinal do ruído para obter um bom briefing. Planejar com a ajuda das ferramentas e transformar dados em inteligência digital. Ser objetivo antes de ser criativo e não ser menos criativo por isso. Entender a complexidade por trás de cada novo canal e plataforma de mídia que surge. Mensurar e questionar os resultados a todo custo. Essas são algumas das habilidades que precisamos desenvolver para gerar cada vez mais valor com o nosso trabalho.
-
GogoJob • Pode nos falar um pouco sobre sua experiência como planner digital?
Ricardo Mello • Na Ampla, por exemplo, pudemos realizar o reposicionamento da marca Pitú nas redes sociais e, veja bem, não foi uma demanda identificada pelo cliente, nem pelo atendimento, nem pelo planejamento. Foi um trabalho que partiu da inquietação de um criativo, Maurício Nunes, diretor de criação na época e responsável pelo núcleo digital. Ele me deu a liberdade de ousar no conteúdo, modificar drasticamente a estratégia de mídia que permitiu identificar que a Pitú tinha três grandes oportunidades de comunicação; humor, a paixão pela marca e o pertencimento a cultura nordestina.

Isso resultou na página de marca com o maior engajamento do Brasil na época e ainda hoje continua a maior do segmento. Também resultou em muita risada, do cliente ao consumidor, passando pela agência, é claro!
Dessa vez a demanda partiu na criação, mas poderia partir na mídia, no atendimento ou no cliente, quem sabe. Só precisamos ir além do discurso da integração e olhar para o digital com a visão estratégica e criativa que ele sempre pediu.
-
O GogoJob agradece demais as dicas do Ricardo Mello e convida os nossos leitores a trocar ideias nesse curso que certamente será um sucesso!
-
Sobre Ricardo Mello:
Publicitário, 6 anos de experiência com comunicação digital. Trabalhou na AMPLA e CASA, agências do ano no PPP nas quais atuou como Integrated, acumulando cases e diversos trabalhos premiados. Foi responsável pelo reposicionamento da PITÚ nas redes sociais e planejou campanhas integradas para marcas como: Baterias Moura, Queiroz Galvão, Shopping Recife, Shopping Tacaruna, Capricche, Vitarella e Detran. Atualmente é consultor de planejamento e mídia digital.

Saiba mais:

Ricardo Mello, ministrará o curso Planejamento Digital, no dia 20/02, pela Berlim Digital. Faça sua inscrição clicando no link: http://berlimdigital.com.br/curso/planejamento-digital/

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2020 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress