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21/jul/16 por Agnes Pires

Facebook Ads e PMDs: conheça mais sobre os dois e o que faz o profissional da área

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O GogoJob recebeu umas dicas preciosas do pessoal da Berlim Digital sobre o universo mutante do Facebook Ads. O quanto essa plataforma já mudou? O que você precisa saber pra dominar a ferramenta de uma vez por todas e explorar ao máximo essa poderosa ferramenta? As respostas pra essas e outras perguntas você pode conferir na lista abaixo, preparada por Ricardo Oliveira e Alice Rangel, experts no assunto e que estarão em Recife exclusivamente para ministrar cursos sobre a temática.

Quando tudo começou///////////

  • Em 2004 o Facebook abriu sua plataforma de anúncios, o Facebook Ads, e desde então muita coisa (muita coisa mesmo) mudou. Das histórias patrocinadas, até o anúncio completamente inserido ao conteúdo social, e não apenas nas extremidades da tela, a plataforma parece progredir em uma direção: criar sempre a melhor experiência para o usuário, e disponibilizar os dados coletados na rede como fonte de informação para anunciantes.

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Mudanças e impacto///////////

  • Todas estas mudanças tiveram um impacto direto na forma como a publicidade é produzida, porque forçou anunciantes a criarem anúncios realmente sociais, isso é, que não apenas se misturem ao conteúdo que o usuário visualiza em seu feed de notícias, mas que instiguem o seu engajamento com o anúncio.

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Segmentação ///////////

  • Para deixar essas histórias cada vez mais relevantes, o Facebook disponibiliza dados dos usuários através de categorias de segmentação. A maioria desses dados são autodeclarados, isso significa que sua confiabilidade gira em torno de 90%, um índice muito superior às outras plataformas de marketing digital. O grande volume de informação gerada pelo próprio usuário resulta em um número altíssimo de possibilidades de segmentação com base nos dados coletados. Estima-se de que são possíveis mais de 10 mil combinações distintas na criação de um anúncio, o que aumenta a complexidade da plataforma, quando comparada a outras.
  • Além de dados demográficos, atualmente temos a criação de audiências com base na atividade do site ou no próprio anúncio, público semelhantes, anúncios dinâmicos e parcerias com data providers como o SERASA.  As melhorias na mensuração de resultados, com dados que podem ser quebrados entre gênero, idade, região, horário, entre outros, também contribuíram para aumentar o grau de complexidade no desenvolvimento estratégico de campanhas.  O trabalho operacional por sua vez é cada vez mais granular, minucioso e extenso.

PMD ///////////

  • Para diminuir o trabalho operacional e dar conta do gerenciamento múltiplo de campanhas é que surgiram algumas empresas no mercado, certificadas pelo Facebook,  as PMDs.
  • PMD é sigla para Preferred Marketing Partner, ou como é chamado atualmente, Facebook Marketing Partners. Uma PMD é uma empresa parceira do Facebook que oferece soluções em tecnologia para marketing na rede, que são categorizadas entre: tecnologia para anúncios, marketing de conteúdo, FBX, entre outros.
  • As empresas que trabalhamos, Ezlike e Gravity4, são PMDs de tecnologia para anúncios, isso significa que elas desenvolveram uma solução única para criação e otimização de campanhas no Facebook Ads.

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O que faz um Account Manager?///////////

  • O trabalho do time de Account Managers é o atendimento ao usuário, desde treinamento e suporte diário na plataforma até suporte estratégico no Facebook.
  • Além do atendimento, faz parte do dia a dia da função a alimentação constante do produto, sugerindo e trabalhando em conjunto com o time de desenvolvimento para a melhoria da ferramenta.
  • É um trabalho um pouco diferente do mídia, embora envolva muito de planejamento e compra de mídia, porque exige um conhecimento técnico de como o Facebook funciona, e quais as necessidades atuais do mercado, para entender de que forma o produto pode criar soluções inovadoras que aumentem a performance ou diminuam o trabalho operacional na criação de campanhas.
  • Para alguém que deseje entrar nessa área, além dos conhecimentos específicos da compra de mídia no Facebook, o interesse na área técnica é importante. Isso porque a plataforma muda em uma velocidade muito rápida, e muitas das novidades são disponibilizadas primeiro na sua documentação técnica, embora o Facebook esteja trabalhando para melhorar a acessibilidade deste conteúdo.
  • Igualmente importante, é a facilidade de análise e interpretação de dados, sobretudo como BI, produzindo insights que melhorem as estratégias futuras.
  • Embora o curso de publicidade seja costumeiramente ligado à função, atualmente ele não é uma exigência e nem mesmo um diferencial, principalmente porque ainda são poucos os cursos de graduação que trabalham de forma aprofundada as características e necessidades do mercado digital.

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Onde aprender mais sobre a área///////////

  • No curso Quebrando o Facebook, abordaremos toda a evolução do Facebook Ads, e como o usuário pode tirar o máximo proveito dos seus anúncios, não apenas no aprofundamento de técnicas e estratégias, mas quais caminhos possíveis para integração e apropriação dos dados gerados pelas campanhas da plataforma com o restante do universo digital do cliente.

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Alice Rangel: Em sua experiência como Senior Account Manager da Ezlike, a primeira empresa parceira do Facebook no Brasil, teve a oportunidade de trabalhar em contas como Submarino Viagens, Hotel Urbano, Magazine Luiza, Buscapé, Zap Imóveis, Spotify, Pantene, entre outras. Atualmente é Head of Client Services na Gravity4 Latam, liderando as equipes de Mídia Programática, Facebook Ads e Search Ads, coordenando o pré e pós vendas, e desenvolvendo os modelos de precificação e análise para cada tipo de campanha, além da colaboração para o desenvolvimento dos produtos da Gravity4. Linkedin.

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Ricardo Oliveira: Foi um dos primeiros  clientes do Facebook Ads no Brasil, começando pessoalmente a investir na plataforma para entender sua dinâmica e teoria. Em Recife, trabalhou ativamente em contas na Cappen e Italobianchi com clientes como Fiat Italiana, Lemon Motel, Camará Shopping, Lacta e Beach Park. Depois mudou-se para Belo Horizonte para trabalhar na Ezlike – primeira empresa parceira do Facebook no Brasil. Lá, além de trabalhar em grandes contas da América Latina, ajudou a desenvolver melhorias para sua plataforma de otimização de anúncios. Ricardo possui mais de 5 anos de experiência com grandes contas e SMBs. Linkedin

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