/Formação

02/fev/17 por Susy Lima

Carnaval do Recife ganha visibilidade com arte de grafiteiros

FacebookTwitterPinterestEmail

Entrevistamos o pessoal da Nuvem, que organizou um projeto muito bacana em parceria com a Prefeitura do Recife e deixou a cidade ainda mais atrativa para o Carnaval. Confira:

GogoJob: Como surgiu o convite para liderar o projeto dos artistas que ilustram o Carnaval do Recife?

Nuvem - O convite surgiu ainda no final de 2016. Fomos procurados pelo escritório do arquiteto Carlos Augusto Lira que é responsável, há vários anos, pela criação da decoração do Carnaval do Recife. A Nuvem foi chamada, pelo seu trabalho de 5 anos com arte urbana, para selecionar 10 nomes da cena local (agenciados pela empresa) e enviar à equipe do arquiteto, que fez a curadoria junto com a Prefeitura do Recife. A produção dos painéis, espalhados por vários pontos do Recife, ficou toda por conta da Nuvem.

GogoJob: Quais foram os artistas convidados e os temas abordados?

Nuvem - Dos 10 artistas enviados, 6 foram selecionados: Bozó Bacamarte, Jota Zer0ff, Manoel Quitério, Karina Agra, Galo de Souza e Vacilante (grupo com 4 artistas). Os temas, definidos a partir de um briefing criado pelo escritório de arquitetura e Prefeitura do Recife, contemplaram figuras do carnaval pernambucano: o Galo da Madrugada, os Cabolclinhos, o Boi, o Maracatu, o Urso, o Passista e referências visuais próprias que cada artista tinha da folia de Momo.

Os trabalhos não sofreram nenhuma interferência artística de nenhuma das partes. Todos os painéis seguiram os estilos de cada um dos convidados. A única restrição era a paleta de cores, que era composta basicamente de cores primárias e algumas derivadas.

(Mural de Karina Agra no Compaz do Cordeiro. Créditos: Raquel Melo)

GogoJob: Para a Nuvem, qual a dimensão desse projeto? O que vocês pretendem passar para o público em geral com essa proposta?

Nuvem - O Carnaval do Recife é considerado um dos maiores do Brasil. Turistas e jornalistas de todo o mundo aportam na cidade para participar e noticiar os 4 dias de festa. O nível de exposição dos trabalhos criados – tanto da decoração em si quanto dos murais, que ficarão para a cidade – é sem precedentes no Recife e, talvez, no Brasil.

Para a Nuvem e para os artistas participantes, é a oportunidade de se mostrar ao grande público - depois de um longo e árduo trabalho de 5 anos para divulgar a arte urbana e de se criar um mercado sólido na cidade – que esse tipo de arte tem o seu valor. É a oportunidade de se mudar o conceito que as pessoas tem sobre a qualidade desse tipo de trabalho (e cultura) e sobre os próprios artistas que, vez em quando, preconceito por usarem a rua como vetor de comunicação e exposição.

GogoJob: Qual o sentimento da Nuvem sobre os fatos recentes do prefeito de São Paulo, João Doria, que cobriu de maneira arbitrária tantos trabalhos de grafiteiros paulistanos?

Nuvem - O grafite é parte integrante e uma realidade da maioria dos grandes centros urbanos do mundo. Hoje em dia, a arte urbana já saiu das ruas e invadiu outros espaços, como galerias, apartamentos e empresas. Existe, atualmente, todo um mercado para esse tipo de segmento artístico, com uma cadeia produtiva consolidada, em se falando de empregos e renda. Além disso, o grafite é um meio de humanizar as grandes cidades, revitalizando bairros e espaços antes degradados, chamando a atenção do poder público e das pessoas para os mesmos.
Acreditamos que a atitude do prefeito recém empossado da cidade de São Paulo foi completamente equivocada. Em primeiro lugar, apagar murais à revelia dos artistas, com o discurso de que estavam pichados ou degradados, não faz muito sentido. Uma consulta aos mesmos, para uma nova pintura ou mesmo uma restauração, seria a medida correta a se fazer. A ação nos pareceu mais política do que propriamente estética. Parece que o novo prefeito teve a intenção de apagar os feitos da gestão anterior. Isso, claro, é só uma opinião nossa.

O poder público tem um papel importante no apoio à arte urbana. Sem ele, a divulgação desse tipo de arte seria bem mais complicada, pois os grandes espaços das cidades, com maior visibilidade, são normalmente de sua propriedade. É claro que o movimento em si, não depende desse tipo de apoio para viver. O grafite é um modo de expressão livre (como o “pixo”) e não deve se atrelar a nenhum tipo de governo ou coisa que o valha. Apoio é diferente de dependência.

(Grafitti de Galo de Souza no Compaz do Cordeiro. Créditos: Raquel Melo)

GogoJob: Um recado para os leitores do GogoJob para acompanharem um pouco mais o trabalho de vocês junto a esses artistas.

Nuvem - A todos que acompanham o GogoJob, a Nuvem está presente em todas as redes sociais! Para acompanhar os nossos projetos e trabalhos, é só acessar o nosso Facebook (@nuvemproducoes), Instagram (@nuvempro) ou Twitter (nuvempro). Além disso, temos uma loja virtual, a Nuvem Store (www.nuvemstore.iluria.com), onde comercializamos trabalhos de artistas, agenciados e parceiros, de Pernambuco e de todo o país. Em março, relançamos o nosso Portal, o Nuvem (www.portalnuvem.art.br), onde todas as informações sobre da empresa, além dos trabalhos, estarão concentrados.

-

Clique aqui para saber onde encontrar os murais dos artistas citados.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2019 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress