/Formação

15/mar/17 por Susy Lima

Os desafios de produzir conteúdo digital relevante

FacebookTwitterPinterestEmail

Segundo o IBGE, mais da metade dos domicílios brasileiros possuem acesso a Internet, e 54.4% de seus habitantes com mais de 10 anos de idade a utilizam. O Brasil é o país em que a população passa mais tempo na rede e o segundo lugar em relação aos acessos às redes sociais, aponta a Mullen Lowe. Esses dados apenas evidenciam o nosso dia-a-dia, onde grande parte do conteúdo que consumimos é através é digital. Para entender melhor o outro lado, aquele das marcas que produzem o conteúdo que nós consumimos e a realidade dos profissionais responsáveis por criá-lo, a Berlim Digital, escola de marketing digital referência no N/NE, buscou Agnes Pires, coordenadora do GogoJob e consultora de marketing digital, para conversar sobre o assunto.

Berlim Digital - Quais são as características do produtor de conteúdo digital?

Agnes Pires - Versatilidade. Quem desenvolve conteúdo para meios digitais precisa estar atento às tendências que estão à sua volta. Quando digo tendências me refiro a universos pouco óbvios, seja tecnologia, educação, gastronomia, esporte, entre tantos temas. Nunca sabemos que tipo de cliente iremos gerenciar. É importante não deixar que as informações cheguem a você pré-filtradas em feed de notícias, faça manualmente algumas pesquisas, isso exige de nós um crivo maior. Portanto, outra característica essencial da profissão é buscar fontes de inspiração que fujam do “senso comum”.

Berlim Digital -  Como você avalia o nível de maturação atual do mercado local?

Agnes Pires - Considero nosso mercado mediano, tanto o cliente quanto os profissionais. Parece que todo mundo descobre uma metodologia que está em moda e aplica como se fosse verdade absoluta. Acho que temos muitos meios de desenvolver estratégias de conteúdo digital e isso precisa se moldar à realidade de cada cliente. Vejo empresas querendo pagar pouco e obter grandes resultados, sem primeiro entender seus propósitos reais. Acredito que o mercado é muito do que você se submete fazer para seus clientes, a agência/profissional precisa mostrar propriedade e domínio na área, assim fica mais fácil ter credibilidade.

Berlim Digital - Você vê diferenças entre conteúdo para mídias tradicionais e digitais?

Agnes Pires - Acho que esse termo “mídias tradicionais” precisa ser ressignificado, levando em conta que as tradições são reflexos da cultura de um povo. Tem realidade mais digital do que a que vivemos hoje? Walter Longo até chama de “Era Pós-digital”! Quando algo está consolidado, não podemos colocar em segundo plano. No início dos anos 2000, os eventos usavam o termo “novas mídias” e vemos como isso não faz mais sentido. Um bom conteúdo, seja para fortalecer uma marca ou para divulgá-la de forma promocional, precisa conceber um planejamento que trate mídias diversas.  A particularidade do ambiente digital é a ideia de aproximação maior com o público e informalidade que as mídias sociais permitem.

Berlim Digital - Fale sobre a importância da marca ter um conteúdo digital bem planejado

Agnes Pires - Observo muitas marcas, assim como pessoas, levarem a vida sem um propósito. O que acontece, nesses casos, é uma pressão externa. Alguma situação vai questionar os valores de uma marca e suas ações. Quando existe um planejamento de conteúdo, até determinadas situações críticas são previstas. Que temas evitar, quais reforçar e com que periodicidade. Sem isso, é correr o risco de vez por outra dar um tiro no pé.

Berlim Digital - Como prevenir que esse “tiro no pé” se transforme em uma crise na Internet?

Agnes Pires - Disse em um texto que escrevi há uns 8 anos, mais ou menos, que Branding é Relacionamento. Nessa ocasião estava citando o fortalecimento da empatia do discurso do então candidato à presidência dos EUA, Barack Obama. A forma dinâmica, objetiva e envolvente das suas falas foi um grande motivador para uma posterior vitória nas eleições daquele país. E o que isso tem a ver com crise na Internet? A tal da coerência do discurso. Se você faz promessas que não pode cumprir, finge valores que não pratica, trata os clientes diferentemente do que promete nas campanhas, sejam analógicas ou digitais, uma hora a conta vem. Prevenir situações assim é colocar dentro dos pilares de conteúdo, a responsabilidade socioambiental e fazer com que a empresa vivencie, de fato, esses valores, caso contrário, é crise na certa.

Berlim Digital -  Que tipo de formação e habilidades necessárias para ingressar na área?

Agnes Pires - Acho que a formação pode ser híbrida, desde que as habilidades sejam postas em prática. Não adianta ser de comunicação e não investir em treinamentos que estimulem insights criativos. É importante ter habilidade na escrita, boa percepção visual/estética para poder explanar visualmente seus pensamentos, bem como habilidades na área de planejamento, para sistematizar e pôr em prática as ideias. No curso de “Conteúdo Digital” que ministrarei em parceria com vocês no final deste mês de março, irei abordar tudo o que conversamos nessa entrevista e vou pôr em pauta alguns cases e outros aspectos que considero importantes para trabalhar na área. Todos os leitores estão convidados!

SAIBA MAIS

Turma 1 (inscrições encerradas) 25/03 (sábado), das 8h30 às 18h, em Recife-PE, será realizado o Curso Conteúdo Digital da Berlim Digital com orientação de Agnes Pires e os leitores da GogoJob tem desconto de 10% na inscrição.

Atualização: TURMA EXTRA: dia 08/04 (sÁbado), das 8h30 às 18h.

Você pode conferir a ementa do curso e todos os detalhes neste link: https://goo.gl/IssUFS. Para obter o desconto, basta enviar um e-mail para berlimdigital@berlimdigital.com com o assunto “Desconto GogoJob”. As inscrições estarão com valor promocional são por tempo limitado.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

1

Comentários

  1. Autor:
    João Amaral
    Data:
    26/mar/17
    Hora:
    15:36

    Interessante.

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2018 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress