/Formação

14/abr/17 por Agnes Pires

Chapter Recife da Singularity University traz o melhor do pensamento inovador da NASA e Google

FacebookTwitterPinterestEmail

O GogoJob foi conferir o lançamento do Chapter Recife da Singularity University, no último dia 06 de abril. A Singularity foi criada em 2009 por Peter Diamandis e Ray Kurzwei para mudar alguns paradigmas sobre pensamento científico e inivação. Imagina então você conhecer, direto do Recife, quais temas são discutidos dentro dessa proposta criada pela Nasa e Google? A gente também quis saber e foi fazer uma cobertura do evento. Confira abaixo uma entrevista que fizemos com Onício Neto, CEO da Epitrack e Embaixador do Chapter Recife da Singularity University.

Como você explica a alguém, que nunca ouviu falar a respeito, o que é a Singularity?

A Singularity University é uma universidade, sendo que bem diferente daqueles que já conhecemos. É uma universidade que olha pro futuro. Que instiga o pensamento exponencial, o pensamento que transforma tecnologia e sociedade e que impacta positivamente as pessoas. Uma universidade que fica no Vale do Silício, dentro da Nasa, e que apoia empreendedores do mundo todo, ajudando-os a levar suas ideias que resolvem problemas relevantes para outro patamar.

Qual o ponto forte da Singularity University (SU) e o que é criado a partir das conexões feitas por quem se conhece lá?

Trazer o pensamento exponencial como atributo do seu dia a dia. A Singularity prega muito isso e também mostra os benefícios que isso pode trazer para resolver os grandes desafios da humanidade. As conexões são valiosíssimas, uma vez que durante algum tempo há uma convivência muito intensa com pessoas com a mesma sede de busca de conhecimento para se tornar multiplicadores desta "filosofia".

Como foi sua experiência na SU?

Transformadora. Trouxe um choque e confronto de várias coisas que eu pensava. Me ensinou a tirar um véu do horizonte e enxergar além. Me deu habilidades para que eu canalizasse melhor meu propósito, endereçando a problemas realmente relevantes.

Qual a proposta do Chapter Recife da Singularity University?

Compartilhar e fomentar o debate sobre Tecnologias Exponenciais que possam impactar positivamente um bilhão de pessoas nos próximos dez anos. E faremos isso promovendo eventos e encontros para criar e fortalecer uma comunidade de pessoas que se identificam com esse propósito, gerando conexões, oportunidades e até mesmo novos negócios.

O que é preciso para ser um membro da comunidade do Chapter Recife?

Um cadastro no site e participar ativamente da comunidade propriamente dita, comparecendo aos eventos, seguindo e compartilhando os conteúdos nos canais de divulgação do chapter, apresentando o chapter e o mindset exponencial para amigos, parceiros e quaisquer outros que possam influenciar ou serem influenciados por esse pensamento.

Quantos encontros existirão por ano, promovidos pelo Chapter?

A meta é realizar um a cada dois meses. Depende muito da quantidade de parceiros e patrocinadores que conseguiremos. O próximo já tem data marcada: 8 de Junho, no Centro de Inovação da Accenture. Esse evento será apenas para membros.

Você pode falar um pouco sobre como assimilou e vivencia os conceitos de abundância e pensamento disruptivo?

Primeiro deve haver uma desconstrução dos pensamentos formados sobre a evolução da tecnologia e seu papel na sociedade. Às vezes temos a conveniência de ver uma tecnologia se disseminando e falar de seu papel no futuro, como se o futuro estivesse distante de nós. O pensamento futurista traz um risco que muitas pessoas cometem: achar que está muito longe da mudança acontecer. E na verdade precisamos deixar de sermos futuristas e começar a sermos mais presentistas, como diria o Conrado Scholchauer, um dos palestrantes do evento de lançamento e também egresso da SU. O futuro já acontece e cabe a nós entendermos as oportunidades e pormos em prática o entendimento da abundância. Uma vez que fazemos isso, conseguimos visualizar a todo momento qual parte da sociedade conseguiria ser "disruptada" melhorando a vida das pessoas. Esse é um exercício muito bom e nada fácil de se fazer todos os dias. Porém com a prática você acaba incorporando uma lente permanente de olhar orientado a transformações.

O que você acha que tem de errado no pensamento da maioria das pessoas hoje em dia e o que isso poderia mudar, com o mindset científico, inerente da Singularity?

Incredulidade sobre a mudança drástica que a sociedade já está sofrendo. As tecnologias exponenciais, em seu início de implantação na sociedade, crescem de maneira disfarçada. Gerando desconfiança e as vezes até mesmo frustrações e decepções para os indivíduos. Mas de repente, ao atingir o ponto de inflexão, as tecnologias passam a ter um crescimento acelerado, exponencial, e a Singularity nos prepara para entendermos e trabalharmos nisso.

Fotógrafo convidado pelo GogoJob para cobrir o evento: George Halevi.

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2018 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress