/Formação

22/ago/17 por Agnes Pires

Inspire-se na história de Harisson Santos, criativo de João Pessoa que atua em Nova York

FacebookTwitterPinterestEmail

O GogoJob bateu um papo com Harisson Santos, um criativo que pode inspirar você a sonhar alto, confira.

GogoJob | Conta um pouco a tua história para os que ainda não te conhecem?

Harisson Santos | Nasci em João Pessoa-PB e atualmente moro no Brooklyn, NY. Comecei minha carreira de designer muito cedo e logo aos 15 anos já estava trabalhando em algumas agências locais, mas aquilo não era o suficiente para mim. Aos 18 anos larguei a faculdade de Publicidade e Propaganda logo no primeiro período e decidi viajar o mundo para tentar algo novo. Isso foi só o início de tudo, hoje com mais de 12 anos de experiência já trabalhei em agências no Canadá, Estados Unidos, Emirados Árabes e Brasil com clientes como Apple, Google, Facebook, Microsoft, Samsung, Dell, Canon, Nike, Adidas, Hugo Boss, Mizuno, Lexus, Toyota, Honda, Vespa, Lego, AB InBev, Unilver, Kraft Foods, American Express …

Como começou a trabalhar com direção de arte?

Harisson Santos | Sempre me interessei muito por arte/design, mesmo sem entender muito bem o que era aquilo, eu era aquele tipo de criança que tem em toda escola, ficava no fundão da sala desenhando os amigos, professores e fazendo piada. Não demorou muito até eu ganhar o meu primeiro computador e nele vir uma versão antiga do Photoshop, foi onde a mágica aconteceu.

Eu nunca fui um aluno muito aplicado na escola, não gostava muito de ficar sentado escutando os professores falarem sobre assuntos que não me interessavam, mas quando eu gostava de algo eu me dedicava ao máximo, corria e aprendia por conta própria, e não foi diferente com o design. Chegava em casa, largava a mochila e corria para o computador e dali não saia pelas próximas 10/12 horas, até meus pais me arrancarem literalmente da frente do pc.

Eu sempre fui muito curioso, então comecei a mandar e-mail para as agências digitais de João Pessoa aos 15 anos, com um portfólio de trabalhos experimentais que tinha junto com um amigo, eu consegui o meu primeiro emprego como designer.

Qual a melhor definição para o seu trabalho hoje?

Harisson Santos | Durante a maior parte da minha carreira trabalhei com advertising e design digital para grandes grupos como Dentsu Canadá, F/Nazca Saatchi&Saatchi e CUBOCC/FLAGCX. Mas minha maior paixão sempre foi fazer algo que as pessoas pudessem realmente usar no dia-a-dia, algo que realmente fosse fazer a diferença, acho que isso é um dos maiores dilemas dos criativos dentro de agências, e eu consegui achar isso trabalhando com Produto Digital (UX/UI). Tive oportunidade de desenvolver produtos digitais para as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Facebook, Google, Apple, Microsoft e muitas outras.

O processo de produto digital é bem diferente do que estamos acostumados com publicidade. Poderia dizer que é mais sistemático e que nele você realmente sabe o problema que precisa ser resolvido. As equipes normalmente são bem grandes, com o mínimo de 10 pessoas, entre eles: UX Designer, Desenvolvedores, Estrategistas e Gerentes de Produtos. O trabalho é bem embasado também, passando por inúmeros processos de usabilidade e testes com o usuário final, antes de colocar qualquer coisa na rua.

Como é trabalhar em grandes agências?

Harisson Santos | Eu costumo falar que eu não trabalho para empresas e sim para pessoas. Eu não me importo muito se a empresa que vou trabalhar é conhecida no mercado por ter prêmios ou um grande marketing por trás. O que realmente me fascina é saber as pessoas que estão trabalhando neste local, que tipo de projeto eu irei realizar e o quanto eu irei aprender durante esse processo. Eu acredito que o aprendizado e a experiência que você tira de cada lugar é o mais importante, com certeza tudo que você viveu e aprendeu vai ser usado em algum outro momento da sua vida.

Que empresas mais impactam teu portfólio?

Harisson Santos | Eu tive a sorte de sempre trabalhar em lugares que sonhei e com profissionais que me inspiram. Hoje em dia é difícil falar quais empresas mais impactam no meu portfolio, pois os avanços tecnológicos e as tendências estão sempre mudando, mas eu acredito que tanto as grandes empresas de tecnologias como as pequenas strat-ups estão ditando as novas regras do jogo, então meu top 5 vai para Google, Apple, Facebook, SpaceX e Tesla.

Quais suas sugestões para quem está começando a trabalhar na área criativa?

Harisson Santos | “Experiment. Fail. Learn. Repeat.”

Tags relacionadas

Envie para um amigo

(Use a vírgula para informar mais de um endereço)

0

Comentários

/Outras Seções

/ Twitter @ GogoJob

"Diretor de Arte – Fortaleza http://t.co/GOCCGWC6l6 #GogoJob"
"Estágio em Direção de Arte – João Pessoa http://t.co/s5ZK9GaFU4 #GogoJob"
"Estágio em Redação – João Pessoa http://t.co/ZgQZFNK7io #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/0DKHnIFrp5 #GogoJob"
"Estágio em Redação – Recife http://t.co/JGh1zxBNOx #GogoJob"
"Confira as nossas últimas vagas - http://t.co/ycMdi5gyhz #GogoJob"
"Designer Gráfico – Recife http://t.co/ynPZ1zIkpD #GogoJob"
"Diretor de Arte Júnior – Recife http://t.co/n1lreZVRfh #GogoJob"
"Entrevista com Max Leal, publicitário paraibano que será homenageado em Gramado - http://t.co/wnWj9eybsr #GogoJob"

2004-2018 © Todos os direitos reservados Gogojob
Empregos e Formação Publicitária no Nordeste
Desenvolvido por Concepto Internet, utilizando o WordPress